segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Ushuaia, Aqui e Agora!

Temos que viver cada dia de uma vez. Carpe Dien: Viva o agora, o momento. É engraçado que estamos aqui, alcançamos a nossa meta, e quero aproveitar cada segundo, pois sei que será muito difícil voltar aqui um dia. Enfim, estamos tentando por a cabeça em ordem, e curtir cada momento tbm.
Hoje amanheceu tempo ruim, chuva e vento, pensamos que perderíamos o dia! Mas aqui acho que venta tanto, que o vento empurrou todas aquelas nuvens embora! O tempo aqui é totalmente maluco, muda muito, de repende abriu o sol, e fez tempo bom! Saímos do hotel (Ótimo, Los Nires, U$ 100/dia quarto duplo, reservado antes), e fomos procurar uma oficina pra trocar o óleo das duas motos, e os pneus da minha, pois resolvi recolocar logo o Anakee, já que os pneus biscoito já estão quase na lona. Andamos bastante, até que recebemos uma indicação, parecia que era a mais acertada. Chegamos lá, tinha 2 motos na porta esperando, uma GS1200 preta e uma VStrom, de Blumenau/SC. O Anselmo, do VagabundosMC, caiu com a GS 2010 dele pertinho da aduana chilena, na mesma estrada que passamos ontem, no mesmo dia, só que um pouco mais tarde. Foi desviar de um carro, e quando foi voltar para o trilho, pegou aquele morrinho de pedras, a moto "shimou" e foi pro chão... A moto estragou um pouco, quebrou os bauletos laterais e o top case, e ele não machucou nada, tanto que veio rodando até aqui, e vai continuar a viagem. Pouco depois da aduana chilena, tem um rípiozinho perigoso, meio solto, até a outra aduana da Argentina. Ali um casal que estava com eles, numa VStromDL1000, caiu tbm, quase parado, desviando de um carro, a esposa do piloto quebrou o braço. Ela está bem, em um hospital em Rio Grande. Pessoal, estou contando isto, não para fazer fofoca, mas para lhes mostrar que o rípio é perigoso, MUITA gente que encontramos nesta viagem tem companheiros que caiu, e graças a Deus nós fomos bem, e vamos voltar bem. Estamos protegidos. Graças a Deus!
A oficina aonde estávamos estava fechada, pois aqui tudo abre tarde, após as 11 hs, e fomos para outra, que o Anselmo tinha o endereço. Coloquei no GPS e fomos atrás. Chegamos lá, estava aberta, um cara super gente fina, piloto de quadriciclo (aqui tem muito quadriciclo!), e conhecia tudo. Deixei o Capitinga lá, e fui para uma borracharia (gomeria), trocar os pneus da minha moto. Já estava com uma indicação tbm, a Gomeria Marissol. Cheguei lá, rapidinho me atenderam, e trocaram os dois pneus, recolocando os Anakee pra rodar. Chega de carregar pneu! Me cobraram $ 90 pesos. Deixei os pneus Karoo lá mesmo, o dianteiro ainda dá pra rodar até bastante, mas o traseiro já era. Abasteci a moto, pois estava na reserva, também, abasteci em Punta Arenas, e vim até aqui rodando direto, rodei mais de 500 km com este tanque! Voltei lá na oficina, o Capitinga já havia acabado de trocar o óleo, e estava finalizando a limpeza da corrente da moto dele, pois estava MUITO suja. O cara caprichou, lavou bem, passou um spray depois, serviço bem feito. Depois trocou o óleo da minha moto tbm. O litro de óleo Motul3000 20W50 nos cobrou $ 40 pesos e mais uma taxa de serviço, achamos barato, e bem feito. Saímos de lá fomos almoçar, pois já era 2 da tarde. Comemos novamente o cordeiro patagônico assado inteiro, a $ 85 pesos por pessoa buffet completo pra comer à vontade, o que aguentasse. O tempo bom, esquentou, fazia 15 graus com sol, estava gostoso. Mas venta muito. Dali seguimos para ver o final da ruta03, aquela famosa placa, aonde todo mundo vai e tira uma foto. Pegamos a rua principal, a Av. Maipu, e seguimos direto nela. Andamos uns 5 km após a entrada do nosso hotel, e acabou-se o asfalto! Isto mesmo, mais um pouquinho de rípio! Mas tudo bem, não vai ser por isto... O duro era a poeira, um vento muito forte a levantava, do nada, mesmo sem carro algum passando. Olhei no retrovisor, e comecei a dar risada do Capitinga, pois sei que ele odeia poeira, e tinha acabado de limpar a corrente da moto dele... hehehe... Mas mesmo que ele desistisse de ir, eu iria, afinal estamos aqui, e tem que ir até lá. Andamos um pouco, e tinha uma portaria, para entrar no Parque Nacional Tierra del Fuego, ir ao Trem del Fin del Mundo, etc.. Paguei os $ 65 pesos para cada um, o Capitinga bicudo, mas foi tbm, e seguimos por aquela poeira toda, o vento frio e poeirento, por 14 km até o final da ruta03, aonde acaba tudo, o fim do mundo MESMO! O parque é lindo, muito bonito, um bosque, montanhas, lagos, cheio de gente fazendo trecking, cabanas, carros, vans e ônibus passando sem parar, até que chegamos ao fim... Fomos direto para a tal placa, aquela que mostra a distância até o Alaska, tinha um monte de gente lá tirando foto, fomos chegando com as motos, pois não pode nem estacionar lá perto, e paramos bem ao lado da placa. Tiramos as fotos, várias, peguei na placa, pra ver se era de verdade, pois já vi tanto aquilo em fotos! hehehe! E saímos, pois já tinha mais gente pra tirar foto!
Ficamos um pouco ali, o Capitinga louco pra ir embora, por causa da poeira e do vento, e saímos. Ainda paramos em um tipo de mirante, tem um restaurante enorme (Centro de Visitantes Alakush), às margens de um lago, e tomamos um café pra relaxar. Fiquei besta, vi em pequeno museu lá neste centro, os índios que tinha aqui, tudo pelado, neste friiioooo!! Como pode? hehehe!
Fomos embora, direto para o hotel, eu ainda parei em um Supermercado pra comprar um vinho com o nome desta região pra tomar no posto, e umas coisas mais, me liga o amigo Osmar Moura, que era pra ter vindo conosco, grande companheiro, que ainda não tive o prazer de fazer uma viagem junto. Nos encontramos por aí, no caminho de volta! Amanhã vamos fazer o passeio de catamarã pelo Canal de Beagle, talvez subir uma montanha dessas pra ver neve de pertinho, e à tarde arrumar as coisas, pois no outro dia começa a nossa volta! Abraços a todos e continuem conosco!

O cordeiro patagônico, assado inteiro! Muito bom!

E não é que tem lobo aqui?! E na rua!

As bonitas lojas na rua principal de Ushuaia

Em frente ao porto, ontem à tarde

Trocando os pneus do BAU

A gomeria Marisol, aonde troquei os pneus

Fica na Dom Bosco com a Magallanes

A famosa placa, depois de muita poeira!

É claro, tinha que fazer isto!

Esta é a tal Baia Lapataia, na divisa com o Chile

Olha o vento, levantando poeira do nada!


Olha a vista do nosso quarto no hotel

Esta tbm é famosa, e fica bem na frente do porto

19 comentários:

  1. muito legal as paisagens por ae...

    estamos com saudade...
    marcio o spot tah marcando q vcs estao em Punta Arenas...oq aconteceu??

    abraco e bejo pai.

    Guilherme

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelas fotos, estão lindas, voltem com Deus.

    Celinho

    ResponderExcluir
  3. Eh isso aí pessoal!!! É o fim do mundo.
    Belas paisagens.
    Valeu, estamos todos juntos.
    Aproveitem.

    ResponderExcluir
  4. CARAMBA MÁRCIO, PELO JEITO Q VC FALA DÁ A ENTENDER Q COMEU O CORDEIRO ASSADO "INTEIRO", NÃO ASSUSTA A GENTE.....KKKKKKKKKKKKK.
    NÃO DEMORA NÃO. QUERO VER AS FOTOS.
    ABRAÇOS
    XUXU

    ResponderExcluir
  5. Fala Galera!!!
    Esse cordeiro deu água na bôca! Desse jeito vcs não vão caber nas roupas e as motos não vão aguentar.
    Bem, já que chegaram no FIM DO MUNDO, voltem pra perto da gente.
    Forte abraço e bom retorno.
    Lu e Dantas

    ResponderExcluir
  6. Valeu pessoal!!Muito bom este passeio!!
    Depois de toda essa kilometragem e tantas paisagens maravilhosas, fico curioso pra saber qual será o próximo desafio?? Será melhor que esse?? Haja folego!!Abraços e ótimo retorno a vcs!! Hilton/GPS

    ResponderExcluir
  7. Guilherme, eu não sei o que aconteceu com o spot, até hoje carreguei ele no bolso do casado, pra ver se aparecia alguma coisa... Não sei... Pode ser algum erro na página, no servidor deles, mas nada que afete a segurança no caso de precisarmos de ajuda ou 911.
    Xuxu, não comemos o cordeiro inteiro... Só algumas partes! Vc vai com o prato e o cara corta um bom pedaço, com osso e tudo, com um machado grande, aquela delicadeza... hehehe...
    Valeu Celinho, Dantas e Tio Gaudêncio!
    Hilton, agora o desafio é o Alaska, meu véio! E vc vai junto! RARARARA! Brincadeira, hem!
    Nem sei ainda, deixa a gente voltar desta primeiro, e depois vemos outras. Mas com certeza outros desafios virão, mas nada maior do que este, pelo menos por enquanto! Pra ganhar de Ushuaia, só de for pro Alaska! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns....vc´s conseguiram, valeu. Acredito que devam estar nas nuvens. Espero que tenham ótimo retorno.
    PS. Han....sabe a foto da mensagem, só um detalhe, a concordancia deu uma escorregadinha, o correto seria: "SEUS BUNDÕES". (Eu também não podia deixar passar esta, devolvendo a gentileza, rsrsrsrsrs)
    Abços,

    Helio Marinho

    ResponderExcluir
  9. hahahahaha! Helinho, o erro é de propósito... Fica mais original, seus bundões fica muito gay... hehehe... Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Opa! que tal o glacial Martial - fica a apenas 7 km da cidade. Tem uma "subidinha" caminho, podem ir com moto até a base da montanha. De lá, a pé. Mas que vista! O caminho até lá é muito bonito e passa por um pouco da mata nativa. Ida e volta? Andando tranqüilos, 3 horas. rsrs
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Ah! ese derem sorte pode haver um teleférico funcionando... corta 25% do caminho... Avante, exploradores..descubram, desbravem! E conheçam e façam novos amigos!

    ResponderExcluir
  13. Voce esta barbudao em! hehehe estamos com saudades.. que fotos lindas Izadora

    ResponderExcluir
  14. Parabéns!!!! objetivo alcançado, um... com muita propriedade.
    Que Deus possa continuar a guiar vcs por caminhos retos e seguros.
    Ah! se dê traz um pedaço do cordeiro patagônico, pois fiquei com água na boca.
    Valeu! Boa viagem...

    ResponderExcluir
  15. Caros amigos Marcio e Capitinga, fiquei muitooooo feliz em acessar o blog de vcs, simplesmente fantástico, uma viagem para a vida, realmente inesquecível, estão de parabéns! Claro que sempre serei suspeita a tudo que diga respeito a viagem, he, he. Tenho certeza que a volta também será tranquila, Deus estará sempre com vcs. Ótima viagem e continuem a aproveitar essas paisagens idescritíveis. Abraços, Alessandra.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Marcio e Nelson. Marcio vc foi muito legal ao descrever com muita propriedade tudo que passaram. Na nossa viagem essa tarefa era minha para o site do PHD e sei o quanto dá trabalho ao final de um dia pilotando ter que tirar tempo prá isso. Mas quem tá do outro lado agradece e acompanha. Uma ótima viagem de volta e que Deus continue protegendo vocês.
    Grande abraço.

    Joaquim Barbosa

    ResponderExcluir
  17. nelson, marcio é muito bom essa felicidade de vcs, mas depois que a gente cresce o retorno para casa é muito gostoso. Depois de 21 anos de casada não tinha ficado tanto tempo longe do Nelson, mas essa distância faz bem para qualquer relacionamento. Voltem com Deus e sem excesso de confiança. Estamos esperando. Boa Viagem.Bj. Tania

    ResponderExcluir
  18. Márcio e Capitinga,
    Fico feliz em saber que estão curtindo Ushuaia. Esse lugar é único!!! Não tem igual!!! Depois que sairem, apaguem a luz e fechem a porta...rsrsrs Venham com Deus. Um forte abraço,

    Rodrigo - Varadero Goiana.

    ResponderExcluir
  19. MARCIO E CAPETINGA, TBM NÃO PRECISA ESTRAPOLAR NO DESCANSO NEM SEQUER POSTAR MENSAGEM E FOTOS HJ.....RSS.....EU SEI QUE ESTÃO ATAREFADOS PREPARANDO A BAGAGEM DA VOLTA, AH! NÃO ESQUEÇA DO CORDEIRO...VOLTEM COM DEUS. LEMBRAM QUE A VIAGEM VALE APENA QUANDO CHEGAR MELHOR DO QUE QUANDO SAIRAM.
    ABRAÇOS CASAGRANDE

    ResponderExcluir

Olá! Faça aqui o seu comentário!

Quem sou eu

Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil
51 anos, casado, zootecnista, empresário, carnívoro convicto e motociclista.