domingo, 2 de janeiro de 2011

Carretera Austral: Eu Fui!

Pessoal, hoje sem fotos, pois estamos em um hotel bem pequeno em Los Antiguos, e a internet é muito lenta. Saímos às 9 hs de La Junta, andamos mais uns 100 km de rípio, do bom e do pior. Já estou gostando disto... Perigo sempre tem, a hora que vc menos espera, a moto dança, a frente fica solta, e parece que vai cair. Mas vai embora. Passamos em Puerto Puyuaupi, pegamos o asfalto, e chegamos em Coihaique às 14 hs mais ou menos. Tudo na Carretera é  muito grande e bonito, passamos ao lado de um glaciar, coisa de cinema. Comemos só um lanche em Coihaique, e lá no posto tinha um cara, motociclista, nos disse que a balsa para Chile Chico saía de Eng. Ibanez às 16 hs... Como já eram 15:00 hs, e faltava ainda uns 130 km, não dava mais tempo! Saímos de lá, eu dei uma apertada, no máximo 120-130 por causa do pneu biscoito a moto não tem a mesma aderência, e tome curva, paisagens mais bonitas ainda, picos nevados, fomos a mais de 1000 metros, pertinho da neve, mas calor de 25-26 graus! Chegamos em Eng. Ibanez às 16:20 hs. Fomos direto para a balsa, e por sorte, o horário dela era 18:50 hs a saida. Tomamos um lanche, agora com mais calma, e o cara do bar nos disse que seria bom a gente comprar os tickets da balsa logo, pois era domingo, tinha muita gente que ia para Chile Chico, e poderia não haver lugar. Fomos lá comprar, e disseram que moto não precisava, era só esperar o barco chegar, e o capitão era quem decidia se caberia ou não, entre os carros. Não havia como comprar antes. Pois bem, ficamos lá esperando. Às 5:30 da tarde a balsa encostou no porto. Desceu um monte de carro (uns 15), e de gente tbm. Vans encostando sem parar, levando e trazendo gente. E nós ali esperando... Quando tudo acabou, fui lá perguntar para o capitão, como seria, e ele disse para esperar, que íamos entrar por último, depois dos carros. Esperamos, e lá encontramos um casal de franceses, de bilicleta, andando pelo Chile. Tbm encontramos, descendo da balsa, outro casal, um argentino e uma americana, que saíram de Miami desde 2008, e estão viajando até hoje, em uma VStromDL1000 2007, cheia de malas até a tampa, super carregada. Pessoal gente finíssima. Trocamos adesivos e camisetas da viagem, foi muito legal.
Bem, depois que quase todos os carros haviam entrado, ficamos esperando, pois tinha lugar para as motos tranquilo. Já era umas 18:50 hs. De repente, o capitão veio e disse para nós, o casal de bicicleta (estavam lá desde o meio dia!), e mais uma camionete, que não poderia nos levar, pois já excedia o número de pessoas na balsa! Ali vi a coisa ficar ruim, pois temos hotel reservado para amanhã em El Calafate, já pago, e a balsa só vai atravessar de novo, às 18:30 de segunda feira! E agora?
Bem, fazer o que né?! Ficamos ali vendo a balsa sair, eu já mexendo no GPS pra refazer uma rota pela estrada mesmo... De repente, a balsa já estava uns 100 metros no lago, e começa a buzinar e voltar. Eu não sei o que aconteceu, mas o capitão acho que ficou com dó da gente, e resolveu nos levar. Nós, o casal e o cara da Hilux! Entramos rapidinho na balsa, o pessoal ajudou e mexer nas motos, e amarrou-as, e ali ficamos, custando a acreditar que estávamos atravessando o lago Buenos Aires! Coisa de doido!
A travessia durou duas horas e meia, e a aduana Chilena e argentina, fecha às 22 hs! Mais um aperto! Aqui escurece 21:30 hs. Em Ushuaia, meia noite. Descemos da balsa às 21:40 hs. Ainda tinha que pagar o ticket. Paguei, nem vesti a jaqueta, amarrei na moto, e saímos para pegar a aduana, pois amanhã só abre às 8 da manhã, e temos muito trecho pra fazer! Chegamos na aduana chilena 9:45, saímos de lá 9:50. Tem uns 10 km entre uma e outra. Chegamos na aduana Argentina 21:57 hs! Fizemos os trâmites, e entramos, agora mais calmos, para achar um hotel, jantar, e descansar! Pegamos o primeiro hotel que vimos, meia boca, tomamos um banho, e fomos jantar. Um bife de chorizo gigante e ótimo com aquela salada, e antes é claro uma Quilmes de litro, ou melhor duas! Olha, hoje tudo mostrou que a sorte está do nosso lado, nunca vi balsa voltar,e ainda a questão da aduana! Tinha que dar certo!
Agora amanhã é o dia D, 650 km no total, sendo 400 só de rípio, na famosa ruta40. Dizem que é rípio bom, muitas retas, só cuidar com as pedras soltas, e tbm venta muito. O clima, até agora nada de chuva, nem frio e nada de vento. Tudo ótimo, céu de brigadeiro hoje o dia todo, só fechou um pouquinho agora à noite, aliás começou a chover fraco agora, dá pra ouvir a chuva caindo. Deve esfriar amanhã, com certeza. Amanhã, se Deus quiser, chegamos em El Calafate, e faremos um importante trecho da viagem, o maior desafio com certeza, aonde o filho chora e a mãe não vê, a RUTA40! Brincadeira, hem! Abraços a todos e fiquem com Deus! Hoje nada de fotos, vou dormir, pois passa da meia noite! Amanhã posto as fotos.

9 comentários:

  1. É bom ter Deus do lado né?
    Pensamento positivo tb é importante!!!!
    Estamos com vcs!
    bjs
    Luely e Dantas

    ResponderExcluir
  2. Bom sentir essa adrenalina, faz a viagem ficar mais emocionante.
    Curtam bastante o rípio na 40 hoje e logo mais mandem notícias.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ow pessoal!!!

    Um Feliz 2011 atrasado mas de coração, e pelo visto começaram com sorte esse ano hem!!! tem até balsa voltando pra levar vcs!!!
    Que a sorte de vcs continue assim!!!

    Grande abraço.

    Flávio Peixoto.
    (ainda apaixonado pela DL 1000)

    ResponderExcluir
  4. ESTA SORTE TODA NÃO EXISTE NÃO. O Q TEM SÃO TODOS OS AMIGOS E FAMILIARES REZANDO PRA DAR CERTO. E FUNCIONA VCS VIRAM. METEMOS O DEDO NA CONCIENCIA DO CAPITÃO. DEVE TER SIDO AQUELA HORA Q ESTÁVAMOS VENDO NO GPS VCS PARADOS NA BEIRA DO LAGO. KKKK É SÓ ALEGRIA, TÁ DANDO TUDO CERTO, CONTINUEM COM CALMA. ABÇS. HJ É ANIVERSÁRIO DO RIBAS. PARABENS.
    XUXU

    ResponderExcluir
  5. Marcio Feliz Ano Novo acabamos de chegar da Faz. Gabinete passamos o Reveillon por lá,igual cobra de laboratório(dentro do litro)..rsrs todos desejaram boa sorte p vcs ,um abraço Niba.

    ResponderExcluir
  6. Papai,quando vc disse: filho vou para o Ushuai,no sul da America do Sul,eu pensei que seria uma viajem longa e cansativa,agora quando vejo todos esses lugares lindos e esses hoteis de ótima qualidade,me faz querer estar aí,aproveite muuitoo.
    Estou rezando pra vc.

    ResponderExcluir
  7. FICAMOS FELIZES POR ESTAR TUDO INDO BEM!! A MÃE ESTÁ DE OLHO EM VC TAMBÉM, SEMPRE PEDE PRA EU OLHAR NA INTERNET, ÁS VEZES OLHA COMIGO, TÁ PARECENDO O BIG BROTHER TODA HORA TEM ALGUEM DANDO UMA ESPIADINHA...VOU CHAMAR DE BIG MOTO!PARECE QUE JÁ ESTÁ PERTO DO ASHUAIA, VÃO COM CALMA. DEUS ABENÇOE VCS. MARILISA

    ResponderExcluir
  8. Márcio: que legal ver como a tua viagem está rolando. Estamos sempre te seguindo. Otavio e turma toda (www.cdfmoto.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  9. meninos Márcio e Capitinga: vocês são muito corajosos!! uma viagem linda dessas não é pra qualquer um, mas para aqueles que confiam e acreditam que Deus está cuidando de cada detalhe de suas vidas e da família que vocês deixaram supridas e confortáveis em suas casas. Beijo em seus corações. Força amigos. Deus está convosco.

    ResponderExcluir

Olá! Faça aqui o seu comentário!

Quem sou eu

Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil
49 anos, casado, zootecnista, empresário e motociclista.