sábado, 8 de janeiro de 2011

Punta Arenas a Porvenir. De balsa...

A balsa da travessia Punta Arenas - Porvenir

Capitinga achou um lugar escondido do vento...

Gasolina em Punta Arenas, cerca de R$ 2,56 a 95 oct

Balsa grande, sobrou espaço

As motos são bem amarradas, pois o vento pode balançar

O meu cockpit, apertado, ainda mais comendo assim...

O do Capitinga está mais folgado, ainda com pelego...

O hotel España em Porvenir, melhor da cidade

As motos juntas, eles estão sem bagagem alguma...
Hoje acordamos tarde, até perdemos o desayuno, pois ontem ficamos até mais tarde no pub ao lado do hotel. Encontramos um grupo de brasileiros, pessoal da marinha, que estao de castigo por aqui, pois o navio deles está com problemas. Conversamos bastante, e tomamos até demais, a gostosa cerveja Austral daqui da regiao. Tomamos o café em uma cafeteria perto do hotel, que tem aos montes por aqui. O nosso hotel chamado Tierra del Fuego, fica bem no centro da cidade, a uma quadra da Plaza de Armas, e perto de tudo. Punta Arenas é uma cidade muito boa, 120 mil habitantes, muita industria e comercio bem estruturado. Mas estamos saindo na hora certa daqui. Amanhã se inicia uma paralisação geral, por causa do aviso de aumento do gás, de 20%, que o governo anunciou para a regiao de Magalhaes, que compreende Puerto Natales, Punta Arenas e Porvenir. A populacao esta muito revoltada, pois eles usam o gás para tudo, inclusive aquecimento das casas, vc imagina neste frio sem isto! E aqui o combustível é subsidiado em 80%... Ninguém quer o aumento, é claro! Irão paralisar tudo, inclusive rodovias, durante toda a semana que vem, até é bom avisar pra quem vai vir pra cá, pra tomar cuidado, e seguir direto até El Calafate, e evitar passar por estas cidades.
Demos o checkout do hotel ao meio dia e meia, e fomos para o local da saída da balsa. que sai às 15:30 hs. Mas não tinha ninguém lá. Nos avisaram que à partir das 2 e meia da tarde começaria a vender os ingressos. Com aquele frio e vento, uns 12 a 13 graus, fomos para um posto de gasolina ali perto, e ficamos enrolando até dar a hora. Quando chegamos lá, às 2 e meia, já estava lotado, tinha até fila pra comprar os ingressos. Peguei e fila, logo abriu a venda, e comprei os nossos ingressos, a $ 9 mil pesos chilenos cada moto, algo como uns R$ 33,00. Ficamos ali esperando, e às 15:20 hs entramos com as motos na balsa, que é muito maior do que a de Chile Chico, e deve caber quase uns 60 carros. O bom que é protegido do vento lá dentro, e tem uma área reservada, as cabines, que parecem de ônibus, bem confortáveis, ambiente aquecido, cafeteria, bom demais. Aproveitei e já tomei mais um café com um mixto quente - Jamón (Fala-se ramón) com Queso tostado, pois já eram 4 da tarde... Ficamos ali, vendo o mar, o canal de magalhaes, e de repente apareceram uns golfinhos, as toninhas, branco e preto, pequenos, muito ágeis, brincando perto da balsa. Nem deu pra tirar foto, pois sao muito rápidos. Depois de 2 horas e 15 minutos de travessia, chegamos em Porvenir, uma cidadezinha muito pequena, ao redor de uma baía, e pelo GPS mesmo achei um hotel e acertei em cheio, o Hotel España, o melhor da cidade, todo de madeira, e até agora o mais barato da viagem, só $ 10 mil pesos, ou R$ 36,00. Pegamos uma cabana separada do hotel, muito bom, pertinho das motos. Chegaram agora a pouco aqui no hotel duas motos, uma KTM990Adv e BMWHP2, sem mala alguma, um casal e um solo, italianos, parece que é mais um grupo de 9 motos, mas se separaram, furou um pneu de um deles, e o restante ainda não chegou. Amanhã saímos cedo, para encarar o último trecho da viagem de ida, com 150 km de rípio e 300 de asfalto, duas aduanas, e finalmente CHEGAR EM USHUAIA!!! Estamos 1 dia adiantado, e vamos aproveitar para ficar lá mais um pouco. Agora é jantar e depois descansar. Abracos a todos!