domingo, 9 de janeiro de 2011

USHUAIA chegamos!!!

Andar de moto por muito tempo, sem parar, é ruim. Dói a bunda e os braços, as mãos formigam, o pescoço tem que segurar o vento, é muito calor no verão, e vc passa frio no inverno. A roupa, ou é muito quente no calor e vc derrete, ou vc fica engessado como um astronauta no inverno, por causa dos forros e proteções, andando como um pinguim. Não dá pra entender então, o que faz uma pessoa andar quase 7 mil km de moto, pra vir até Ushuaia, o lugar mais ao sul do planeta terra, no fim do mundo, literalmente. Mas não dá pra explicar. É algo que só quem gosta entende, e quem não gosta jamais vai fazer, como por exemplo voar de Parapente ou Asa Delta, coisa que eu nunca vou fazer... É pra quem gosta, e muito! Montar na sua moto, aquela que vc comprou, preparou, equipou, calculou, mediu, e escolheu pra vc andar, e sair para uma viagem desta, não há como explicar. A sensação de realização, a emoção da chegada, da recompensa pelos sofrimentos, pequenos é claro, se formos comparar. É muito bom. É bom demais! Quero aqui retratar a nossa realização, e de dizer que gostaria muito que todos os nossos amigos estivessem aqui agora conosco, experimentando esta mesma sensação, toda esta emoção! Agradeço primeiro a Deus, pois sinto que Ele esteve conosco por todos os caminhos. Tudo foi tão perfeito e deu tão certo, que isto é certo. As orações de todos os familiares e amigos também ajudaram muito, com certeza. Ao amigo e agora quase irmão Capitinga, agradeço de coração por estar comigo nesta grande aventura, me aguentando, pois tanto tempo assim juntos sem nenhuma briga, tem que ser amigo, hem! Grande pessoa e companheiro, além de motociclista experiente, ponderado e preocupado, me ajudou demais! Valeu meu véio!
Andamos hoje, primeiro no rípio, excelente, 150 km com um frio de 14 a 15 graus, depois foi esquentando, chegou a 20 graus, sem vento algum até a aduana chilena, em San Sebastian. Fizemos  aduana em uns 15 minutos, pois para sair é bem mais rápido do que para entrar... Andamos mais uns 15 km de rípio, meio solto, e chegamos da aduana argentina. Estava muito cheia, nunca tinha visto assim, fila de carro pra sair. Entramos nas filas, e gastamos quase 1 hora por lá, lembrando que estávamos preparados para muito frio, com forro nas roupas, e aquilo tudo esquenta quando vc fica parado... Dali pra frente é só asfalto, e VENTO! O Sr. Vento chegou enfim, mais forte do que nunca, nos pegando pela direita, o lado contrário do oceano, curiosamente. De vez em quando víamos o mar. Andamos uns 80 km e chegamos em Rio Grande, uma cidade boa, aonde paramos para abastecer (Só o Capitinga) em um posto Shell, e almoçar um Sandwich gigante de lomito completo, com lechuga e tomate... Saímos de lá quase 1 e meia, para andar os 220 km restantes até Ushuaia, ponto final da nossa viagem. Logo na saída, um posto da policia rodoviária, pedindo documento de todos os veículos que passavam, e pediram o nosso, é claro!
Seguimos, muitas fazendas (estancias), com muito carneiros, cavalos, gado, até que após uns 100 km a paisagem mudou drasticamente, primeiro para uma floresta, de árvores estranhas, parece que estão morrendo, e depois as montanhas nevadas, os lagos (Fagnano, Escondido), como na Carretera Austral e no Torres del Paine, as paisagens são maravilhosas, que já havíamos visto antes, mas que sempre impressionam. E esfriou, é claro, caindo para 13-14 graus. Mas o vento parou. Tomei um baita susto, uns 40 km antes de Ushuaia, um carro me fechou por causa de uma pedra na rodovia. E depois um pedaço de rípio de uns 30 mts, no meio do asfalto, sem placa nem aviso algum. É aí que a BigTrail mostra as suas qualidades, e principalmente o freio ABS, pois se vc assustar, e alicatar o freio da frente, cai mesmo! Chegamos em Ushuaia exatamente às 15:30 hs da tarde do dia 09/janeiro/2011. Paramos naquela placa meio sem graça que tem antes do posto policial, tiramos uma foto rápida, e seguimos, pois o hotel já estava cadastrado no meu GPS. O clima bom, tempo aberto, com sol, fazia 14 graus. Passamos por praticamente toda a cidade, que fica a beira mar, até chegar no hotel, um pouco afastado, e tem que andar um pouco de rípio pra chegar nele. Mas é muito bom, tem uma vista magnífica da cidade e das montanhas, e o padrão é acima do normal. Fizemos o check-in um dia adiantado, pois na verdade tinha reservado para amanhã, mas foi tranquilo, sem problemas.
Descarregamos as motos, tiramos tudo que tinha nelas. Deu pra impressionar, a quantidade de malas e sacolas, teve que fazer duas viagens naquele carrinho de hotel! O atendente perguntou se tudo aquilo estava em apenas duas motos! Agora vamos refazer toda a bagagem, mandar lavar roupas, trocar óleo, vou recolocar os pneus Anakee, e jogar fora os Karoo, pois o traseiro está imprestável. Amanhã vamos procurar algum lugar pra fazer isto, mas sem pressa. Se alguém souber, nos ajude por favor! Eduardo, Ricardo Atacama, Adriano, precisamos de uma ajudinha!
Agora é sair, marcar uns passeios, tomar umas, pois amanhã de manhã vamos até o final da linha, da ruta03, naquela famosa placa, fazer a fotos dos "Seus Bundão" novamente! E curtir Ushuaia, né! Abraços, e nos aguardem, que daqui a uns dias começamos a voltar...

Porvenir, pequena e fria!

O ótimo rípio entre Porvenir e San Sebastian

Perto de Porvenir, pode-se escolher contornar a Baia Inutil

Bifurcação depois de Porvenir, rumo a San Sebastian

Na aduana chilena

Fila na aduana chilena

No posto em Rio Grande

Esta foto eu queria fazer, pois tinha visto na net

Tamo chegando!

Placa da Ruta03, na Tierra del Fuego

Olha que paisagem!

A placa na entrada da cidade. A famosa é a outra...




Saiu de C.Gde com 10.900 km...

Hotel Los Nires, em Ushuaia

30 comentários:

  1. Guris, parabéns!!! é muito bom ver as pessoas realizando aquilo que gostam de fazer! isto é a mais pura felicidade! Ainda melhor quando tudo dá certo.... aproveitem, momentos assim são para sempre... estaremos rezando e junto com vcs na volta. bjs. Luely

    ResponderExcluir
  2. Valeu Galera!!!!!!
    Grande vitória. Parabéns!
    É o final do primeiro tempo. Aproveitem o intervalo para se recomporem e voltarem pro segundo tempo em perfeitas condições.
    Grande abraço pra vocês.
    Dantas

    ResponderExcluir
  3. Agora é relaxar e aproveitar o local antes de voltar.
    Tratamento especial para as companheiras. Elas ajudaram muito essa realização pessoal.
    Dantas

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS...PARABÉNS...PARABÉNS
    GRANDE REALIZAÇÃO.
    COMO JÁ MENCIONARAM, APROVEITEM O INTERVALO, PARA FAZER UM EXCELENTE 2º TEMPO, COMO O PRIMEIRO.
    LINDAS FOTOS.

    ResponderExcluir
  5. nelson, marcio parabéns pela conquista. Sonhos, quando realizados, tem um sabor especial e eu e o guilherme sabíamos o quanto isto era importante para o nelson. Aproveitem Ushuaia. beijos tania e guilherme

    ResponderExcluir
  6. Caro Marcio e Capitinga, saudações gaudérias,
    Parabéns pela viagem e pela chegada ao Fin del Mundo. Ótimos relatos e belas fotos, até da saudade e precisamos nos segurar... Bacana que chegaram bem e estão aproveitando a aventura.
    Estou esperando por vcs, dá um toque quando entrar no Brasil. Fraterno motoabraço - Renato Lopes

    ResponderExcluir
  7. aeee gurizada..parabens...
    tenho ctz q vcs estao muito felizes pela realização..aproveitem ai...

    essas roupas devem estar se decompondo jah..hahahha

    abraco marcio, bejo pai.
    Guilherme Rondina

    ResponderExcluir
  8. Parabéns MARCIÃO! Parabéns CAPITIVA!
    Uma viagem p/ o resto das suas vidas!
    Não tem como não ficar marcada!
    Aproveitem! Tirem + fotos e vídeos!
    Estaremos esperando o resto do material (+ vídeos e fotos), a carne é por minha conta!
    O assador por conta do XUXÚ e RAVE (temos q colocá-los p/ fazer um 'duelo' na cozinha! (A briga é feia...)
    Aproveitem os dias aí e venham c/ calma, e que DEUS continue os guardando todo tempo!
    Grande abço. Sisti.

    ResponderExcluir
  9. LEGAL, MEUS PARABÉNS, CHEGARAM COMO QUERIAM INTEIROS E CONTENTE. LEGAL MUITO LEGAL!
    BOM, VCS FORAM, FORAM, FORAM, FORAM, FORAM, FORAM, FORAM..... AGORA..... VORTA, VORTA, VORTA, VORTA, VORTA, VORTA, QUE NÓS TAMOS ESPERANDO. ABRAÇOS.
    XUXU.

    ResponderExcluir
  10. Valeu pessoal! Acabamos de chegar da rua, 10 hs da noite, aqui ainda claro, 10 graus, fomos de moto, e passamos frio! hehehe! Comemos um cordeiro patagônico assado inteiro, coisa bonita de se ver... e de comer...
    Renato, fica tranquilo, que te ligo quando estiver entrando no Brasil, provavelmente na quarta dia 19 ou quinta no máximo estaremos aí. Vai depender da revisão da minha moto em Buenos Aires, na segunda. Abçs!

    ResponderExcluir
  11. Sisti & Xuxu, com certeza vamos comemorar muito sim. Tenho muitos vídeos que fiz andando, com a câmera do capacete, muito bons por sinal, vamos ver tudo isto aí! As roupas Guilherme, e as motos, coitadas estão precisando muito de uma boa lavada, mas vai ser aí em Campo Grande. Cada inseto que está naquela carenagem e bolha tem uma história pra contar! hahaha!

    ResponderExcluir
  12. ...Márcio e Capitinga...a poucos dias, junto com minha esposa senti a emoção que vcs estão sentindo por esta conquista. .é indescritivel..queria ter feito a viagem de moto..mas minha R1 não era apropriada ...porém isto não interessa no momento...mas sim em parabenizá-los pela coragem e disposição que poucos tem para tal....(de avião é muito fácil)..kkkkkk..abraços..continuo acompanhando vcs...fiquem com Deus....abraços..

    Pintado

    ResponderExcluir
  13. Grande Marcio,Grande Capitinga...mais um sonho realizado,com a graça de Deus nosso pai deu tudo certo..estamos todos felizes por vcs...
    Mas...vamos lavar essas motos passar um cerinha nelas..coitadinhas.....Abraçossss

    ResponderExcluir
  14. Márcio e Capitinga, Parabéns!!!!! Só quem já foi em Ushuaia, de moto, sabe a grandiosidade da conquista. Andar cada um dos km até chegar aí, enfrentando todas as dificuldades, não é mole não. Vocês, agora, entraram para o seleto rol de motociclistas que tomaram a porção mais austral da américa. Uhuuuuuu!!! Abraços, Rodrigo Bastos - Varadero Goiana.

    ResponderExcluir
  15. grande Capitinga e Marcio, parabens por esta conquista, voces sonharam um dia e isso valeu a pena estar ai, com certeza irei tambem pois realmente sonho é sonho, graças a DEUS tudo correu e correrá bem, aproveitem cada segundo pois ir ai não é facil.
    grande abraço.
    Gilson

    ResponderExcluir
  16. Capitinga e Marcio... que realizacao.. as fotos estao lindas da pra sentir realmente a emocao da viagem com cada detalhe.. Realmente vcs sao os CARAS... abcos.
    Julio

    ResponderExcluir
  17. IUPI! IUPI! IUPI! URRA!Parabéns Marcião e Capitinga, valeu irmãos, disse o Poeta "sonho que se sonha só...mas sonho que se sonha junto é realidade", aproveitem esse momento, e não relaxem na volta, toda concentração é determinante, estamos esperando Vcs. fraterno abraço. Todinho

    ResponderExcluir
  18. Marcio, os lugares são lindos, realmente uma viagem que vale a pena, que DEUS continue acompanhando vcs e mostrando essas maravilhas que por enquanto veremos por fotos mesmo.
    Abraços!
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  19. Parabén, parabéns e parabéns, é muito bom chegar ai no fim do mundo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. VCS VIRAM A QTDE DE VISITAS? O BLOG TÁ BOMBANDO!
    TAMBEM MÉRITOS DOS VIAJANTES, DOS RELATOS E DAS FOTOS. TODINHO TEM RAZÃO, NÃO RELAXEM NA VOLTA.
    ABÇS
    XUXU

    ResponderExcluir
  21. VALEU MARCIO E CAPTINGA, 1ºTEMPO COMPLETO COM UMA GRANDE VITORIA PARABENS...ESPERAMOS O 2º TIRAR UMA DIFERENÇA AINDA MAIOR, POIS NOSSA TORCIDA E GRANDE E ESPERANÇOSA PARA ASSISTIR TODOS OS VÍDEOS, DESCANCE REPOEM AS ENERGIA E SIGAM EM FRENTE....ABRAÇOS CASAGRANDE

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela viagem e pela chegada a Ushuaia. Não deixem de comer uma CENTOLLA no restaurante TIA ELVIRA que se localiza na av. frente ao mar, perto do local onde saem os barcos para passeios.
    Tomem cuidado com a buraqueira e o óleo na pista da Ruta 3, principalmente de Comodoro Rivadavia até Buenos Aires. Tem um pedágio antes de B. Aires que é um perigo pelo óleo espalhado pelos caminhões. Boa Sorte.
    Paulo Roberto Prochnow

    ResponderExcluir
  23. Obrigado a todos pelos comentarios! Cada um de vcs está contribuindo e nos dando energia, nos abastecendo com o melhor dos combustíveis que há, a amizade que nos une. Estamos aqui, cada segundo, cada minuto que passa, estamos curtindo, pois não sabemos quando voltaremos. Abraços e continuem conosco!

    ResponderExcluir
  24. Caramba pessoal!!! Parabéns mesmo hem!!! Que gigantesca conquista!!! Espero um dia conseguir fazer uma dessas com vcs!!!
    Que a volta seja tão maravilhosa quanto a ida.
    Grande abraço.

    Flávio Peixoto.

    ResponderExcluir
  25. Que lindas paisagens, todos aqui estamos felizes por voce, pelo seu sonho! Aproveite bastante e que Deus continue iluminando voces. Ahh, chegamos hoje a tarde a viagem foi tudo OK Bjo Te amo Luiza Izadora Marcos e Joao

    ResponderExcluir
  26. Marcio e Capitinga, Parabéns pela conquista, só quem gosta de moto entende o tanto que vocês devem estar felizes, alias todos nós estamos felizes por vocês, que Deus os traga de volta com a graça que os levaram até aí.

    Grande abraço,


    Celinho

    ResponderExcluir
  27. Caros amigos, realmente só quem tem uma moto e tem o prazer de rodar por aí - mesmo que seja até o próximo quarteirão de casa - pode entender o que é passar frio e calor sobre 2 rodas, sentir o "vento no rosto", mesmo que gelado, brrrrrr... Saibam que estamos sempre com vcs em cada trecho do caminho. Grande abraço, Alessandra

    ResponderExcluir
  28. Oi Márcio.
    Parabéns pela viajem ao Ushuaia.
    Eu e alguns amigos pretendemos ir em maio deste ano (2012).
    Será que poderíamos trocar algumas idéias??
    É minha 1º grande viajem.
    Aguardo.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  29. Que coisa boa ver loucos como nós.
    Amigos ja estivemos tres vezes no fim do mundo,com um jeep band longa preparada para expedições,hoje na terceira idade montamos um truckhome pois a idade pediu mais conforto.
    Deveremos partir para um inverno em Ushuaia pois agora temos tudo,que temos em casa.
    Se um dia virem um furdunço em um posto au em qualquer lugar com uma sanfoneira tocando somos nós, pois Sylvia é sanfoneira por isto levamos 4 meses para ir e voltar ao fim do mundo.
    Abrços Jayro&Sylvia sanfoneira.

    ResponderExcluir

Olá! Faça aqui o seu comentário!

Quem sou eu

Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil
51 anos, casado, zootecnista, empresário, carnívoro convicto e motociclista.