sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Hoje conhecemos o pinguim, nosso mascote...

Hoje acordamos 8 hs, tomamos o café, e fomos ver o esquema para atravessar na balsa para Porvenir amanhã. Pegamos em táxi, e rumamos para a saída da cidade, próximo ao porto. O local aonde compra o ticket estava fechado, e fomos até a sede da empresa. Mudou o horário, pois a balsa saiu hoje às 10:30 hs. Como amanhã é sábado, vai sair às 15:30 hs... Mais um imprevisto, com estas balsas! Fazer o quê, vamos esperar aqui até amanhã, pegar a balsa, e dormir em Porvenir. No domingo chegamos em Ushuaia, mais cedo, tranquilos. Fiz a reserva para a balsa de amanhã, deixando os nossos nomes, e os modelos e placas das motos, e fomos para a zona franca, que é pertinho da onde estávamos. Aqui tem uma zona franca, vendem produtos importados, sem imposto, mais barato. Mas não gostamos nem um pouco. Lugar estranho, parece um porto, cheio de armazens, e mesmo sendo já passado das 11 hs da manhã, tudo ainda estava parado, muita loja fechada, meio derrubado o negócio aqui. Mesmo assim, como tínhamos tempo sobrando, esquadrinhamos tudo, andamos em quase todas as lojas, tinha até umas lojas de moto, mas só de motocross. Vimos muito sapatos e casacos, pois com este frio, começamos a repensar tudo, as nossas roupas... Mas não dá pra comprar quase nada, pois não cabe nas motos! Meio dia comemos um lanche rápido em uma loja muito grande de lá, e fomos ver um supermercado que tem lá tbm, tipo daqueles que tem de tudo. Depois pegamos um táxi e fomos para o hotel, já eram 14 hs. Aqui perto, tinha visto no mapa da cidade, tem uns museus, um regional e um da marinha local. Fomos lá conferir. Legal o museu regional. Uma casa antiga de uma família tradicional daqui, que fizeram história exportando lã, e negociavam com os índios Mapuches a sua matéria prima. Estes índios já dominavam o metal, até a prata, e eram bem mais desenvolvidos do que os nossos. Muito legal a casa, feita em 1873, mas precisa ver a estrutura, tinha água encanada, sistema de calefação, a cozinha era embaixo da sala de jantar (comedor), e a comida subia por um pequeno elevador. Coisa de europeu rico, aliás quase tudo na casa veio da europa. Depois fomos ver o museu da Marinha local, eles tem muito orgulho de ter dominado esta região, e mostram isto com muitas fotos, armas, barcos, etc...
Saímos e fomos correndo para o hotel, pois tínhamos marcado uma visita ao Seno Otway, visitar uma colônia de pinguins, às 16 hs, e já estava quase na hora. Afinal o bichinho é o mascote da nossa viagem... Graças a Deus o clima melhorou em relação a ontem, o sol abriu, mas o vento muito frio, acho que estava uns 15 graus no máximo, pra eles calor aqui, mas pelo menos tinha sol. A van atrasou, e chegou quase 4 e meia, cheia de gente, só cabia nós dois. Daqui até a pinguinera são 68 km, 1 hora de viagem mais ou menos, sendo uns 30 km de rípio. E um rípio bastante solto, achei perigoso, até pelo movimento intenso de carros, vans e ônibus. Chegamos lá, e adivinhem quem estava? Os italianos! Dois estavam de moto, aquelas motos menores, as F650GS, sem mala alguma, daquela mulher que já havia falado, acho que se chama Carola, e o pai dela junto, os dois de moto! Vai gostar assim de andar no rípio! Pagamos os $ 5 mil pesos chilenos pra entrar na pinguinera, e seguimos por uma trilha cercada por uma corda, o vento cortante no rosto. Colocamos luva e tudo, mas mesmo assim o vento muito frio ainda doía no rosto. Logo os encontramos, falamos um pouco e seguimos. Eles já estavam saindo. Disseram que iriam dar a volta por cima amanhã de manhã, mas alguns disseram que iriam na balsa até Porvenir tbm, junto conosco. Não entendi direito... Seguimos naquela trilha calçada com madeira, tipo um deck, e enfim começamos a ver os pinguins, muito bonitos mas pequenos, branco e preto, simpáticos e engraçados. Tinha pinguim pra tudo quanto é lado. Ali é um local aonde eles vêm todo ano, fazem a reprodução, chocam os ovos, esperam os filhotes nascer, e depois de 60 dias os colocam na água, e somem no mundo. Isto tudo começa em setembro, e vai até março. Tinha bastante gente lá, até um casal de brasileiros com a filha. Depois lá mesmo tomamos um café, compramos uns souvenirs, e saímos às 19 hs. Achei que tinha mais pinguim do que vimos, mas o guia nos disse que estavam no mar, caçando, e voltariam mais tarde, jurou que lá tem mais de 10 mil pinguins... e que tinha muitos nos ninhos, espalhados por lá. Foi legal, tiramos muitas fotos, valeu a pena!
Agora vamos aguardar até amanhã, pra pegar a balsa, e curtir mais um pouco Punta Arenas, que nem estava nos nossos planos tanto assim, mas é uma baita cidade, está valendo a pena.
Olhei a moto agora a pouco, coitada, é o primeiro dia que estamos dando descanso para elas! O meu pneu traseiro já está bastante gasto, o gomo comeu todo, está liso... Acho que vou trocar estes pneus em Ushuaia mesmo.
Abraços a todos e sigam conosco!

Capitinga ensinando o caminho na Zona Franca

Vista geral da pinguinera

Ponto de observação, perto da praia

Tudo sobre os pinguins

Agasalhados pois o vento estava forte!

O filhote é escuro e tem mais pelos

Mandei um cartão direto de lá...