segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Desafio Vencido!

Acordei hoje mais cedo, às 6 e quinze, e 7 hs já estávamos prontos pra sair. Dormi acho que duas da manha, e acordei hoje ruim, pesado, sei lá. Acho que estava muito preocupado e tenso por causa do rípio que iríamos enfrentar hoje. O pessoal do hotel, muito devagar e além disto um péssimo atendimento, nem café tinha feito ainda. Pagamos e saímos sem café mesmo, com o objetivo de tomá-lo em Perito Moreno. Pegamos quarto separado ontem, pois o valor era o mesmo, e ficou melhor assim. Passamos em frente ao posto YPF de Los Antiguos, e tinha uma placa: Non temos Nafta... Já comecei a pensar que nao teria gasolina em Perito Moreno tbm, e que teríamos que esperar, ou dormir lá. Depois dos imprevistos de ontem, comecei a ficar mais pessimista...
Tocamos, 17 graus, frio, e na entrada da cidade já tem um posto Petrobrás. Isto mesmo, Petrobrás. Paramos, e tinha gasolina, a super, a R$ 1,80 o litro. Enchemos os tanques, e fomos tomar o café. Saímos de lá 8:40 hs. Pegamos enfim a ruta40, rumo a Bajo Caracoles, um asfalto de primeira, novinho, muito bom. E eu esperando o rípio chegar! Mas qual nao foi a minha surpresa, que já tem 90 km de asfalto, ao invez dos 55 que eu estava esperando! Entao dos 130 km até Bajo Caracoles, só tem 40 km de rípio. Muito ruim, por sinal. Pegamos uns 3 km de pedras grandes, quase do tamanho de uma bola de futebol americano, de matar! 30-40 km/h trepidando tudo! Dava dó das motos! Chegamos em Bajo Caracoles às 10 hs. Lugar muito pequeno, uma vila no meio do nada. Achei o já famoso hotel/restaurante/posto que sempre vejo nas fotos e paramos para abastecer. Depois tiramos muitas fotos, tomamos um café com o Sr. Hector, o dono, e fomos embora. Saímos de lá quase 11 hs. Andamos uns 60 km e encontramos duas motos, VStrom650, de uns canadenses, pai e filho viajando juntos, Mark e Mike. Muito legal! Paramos, conversamos bastante, e continuamos. Eles irao subir a Carretera Austral tbm. O Capitinga Racing, louco de tudo, já estava andando a 100/110 e eu no meu ritmo de seguranca, a 60-80 km/h. Nao adianta, cada um tem o seu ritmo. Ele tocava, tocava, e me esperava. Passei uns 2 ou 3 sustos, a moto deu uma sambada, outra vez quase perdi a frente, e por aí fomos tocando. Muita emocao! O rípio é muito traicoeiro, muda demais, cada hora é de um jeito. Diferente da Carretera Austral, a Ruta40 tem longas retas, achei mais fácil de andar. Mais uma vez Ele nos ajudou demais. Primeiro que choveu um pouco à noite, entao nao tinha poeira, e o rípio estava mais compactado. O clima, ideal, no inicio frio 17 graus, depois ficou em 20-22 graus, muito bom pra viajar. E terceiro, nao tinha vento algum, em todo o trecho de hoje. Só um pouco, já chegando em Tres Lagos. Cadê o tal vento da ruta40? Vimos muitas lhamas na estrada, rebanhos de carneiros e algumas lebres. Visual lindo, aquele deserto, mas a pilotagem no rípio exige atencao, e nao dá pra distrair. Paramos para tirar fotos várias vezes, e almocamos barra de cereal e bolacha, acho que umas 3 e meia da tarde. O Camelback que levei me ajudou bastante, pois bebi muita água. Já no final, últimos 120 km de rípio, comecei a pilotar de pé na moto, e como melhorou! A moto estável, mudou muito, pois baixa o centro de gravidade. Acho que pilotei assim hoje por uns 80 km no mínimo, as pernas já estavam doendo! Já estava gostando deste negócio, quando acabou. Chegamos em Tres Lagos 16:30 hs. Abastecemos, e pegamos os 160 km do ótimo asfalto até El Calafate. Estrada linda, morros, rios, curvas, muitas curvas, ainda pegamos uma chuva fraca, e chegamos aqui às 18 hs em ponto. Já estou escolado, e fui direto ao ponto de informacoes turisticas perguntar aonde era o nosso hotel, pois o GPS nao achou a rua. Aqui parece que tudo é novo, e nem nome de rua tem no GPS. Chegamos no hotel, que já havia reservado e pago antes, tudo tranquilo, hotel muito bom e bonito, só nao tem estacionamento para as motos.
Pessoal, para quem quer fazer a ruta40 aí vao as informacoes super hiper  atualizadas:
Perito Moreno - Bajo Caracoles: 130 km, sendo 90 asfalto e 40 rípio ruim, mas dá pra passar, devagar.
Bajo Caracoles - Tres Lagos: 340 km, sendo 50 asfalto e 290 rípio no geral muito bom.
Tres Lagos - El Calafate: 160 km, tudo asfalto.
Estao asfaltando tudo, e acho que daqui a 1 ano ou 2 no máximo, acabou a Ruta40 de rípio. Quem quiser fazer, que venha logo! Tem vários desvios, toda hora, por causa das obras. O rípio, eu desmistifiquei, achei perigoso no início, mas depois fui pegando o jeito, "deixando" a moto fluir, e controlando com mais calma. Nada de movimentos bruscos, senao vai para o chao. Quase cai umas 3 ou 4 vezes, a adrenalina foi lá em cima, a tensao era tanta, que a mao doía de tanto apertar a manete, e o músculo deltoide, do pescoco e ombros, está dolorido até agora! Mas valeu a pena com certeza. A viagem rendeu um absurdo, fizemos uma velocidade média real de 65 km/h com parada e tudo, muito boa. Rodamos hoje no total 700 km em 9 horas, só que andamos 330 km de rípio...
Estou postando do micro da recepcao do hotel, pois o meu ntb nao entrou na rede, problemas de IP, e nao deu. Por isto o teclado em espanhol... Tbm nao vou poder postar as fotos, pelo menos por enquanto. Já baixei as fotos de ontem e hoje, tem um monte de fotos! Vamos ver se consigo postar até amanha. Por falar nisto, amanha é dia livre, descanso gracas a Deus, estou muito cansado, e de manha vamos ao glaciar Perito Moreno, um dos pontos altos da viagem, patrimonio da humanidade, muita emocao minha gente! É amanha!
Abracos a todos, e continuem orando para nós, pois está funcionando!
Beijos Luiza, Marquinhos, Iza e JP, amo vcs! Cuidem-se!

O famoso ponto de abastecimento em Bajo Caracoles

O ripio da Ruta40

Capi Racing, pondo pra quebrar no rípio

Tem que andar no trilho dos carros, senão...

Parada para almoço no meio da ruta40

Tamo chegando!

Obras na ruta40, daqui a 2 anos, acabou o rípio

Posto em Tres Lagos

Trevo para El Chaitén, ótimo asfalto até El Calafate

1. MÁRCIO E CAPITINGA.
    PELO RELATO PARECE QUE VCS VENCERAM O TRECHO MAIS DIFICIL.
    QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO OS SEUS CAMINHOS.
    ABRAÇOS

2. OI MANO, ACHEI VC BEM TENSO HOJE. MAS NÃO É PRA MENOS, AFINAL O TRECHO FOI PESADO. MAS, AMANHÃ VÊ SE RELAXA HEM...SE CUIDA, BJS...

3. MARCIO E CAPITINGA.

Parabens pela viagem. Muito legal os posts e as fotos. Realmente andar no ripio tem que ter molejo. No proximo ripio deixe a mao maisrelaxada e oguidao um pouco mais livre. Amanha na geleira Perito Moreno saia bem cedo, pois o espetaculo sera melhor ainda.

Abracos.

Antonio - Viajante solitario.

4. Show de bola Marcio, é exatamente isso, a preocupação com o rípio tira nosso sossego e como vc afirmou, é só entrar na estrada e ir domando os perigos aos poucos, sobre o vento, vcs estão dando sorte até ai, mas uma hora ele virá.
    Grande abraço e até amanhã.

5. Pai e Márcio...
    Como jah disseram ai em cima...parece que a parte mais dificil da viagem vcs jah passaram...
    aproveitem amanha pra dar uma descansada...
    curtam dia a dia ...estamos acompanhando vcs sem parar....

estamos anciosos pelas fotos...

Saudades, bejo
    Guilherme e Tania

6. Show de bola MARCIÃO e CAPITIVA!
    A hora q vejo no SPOT GPS onde estão fico admirado com a distância q já andaram e qto. ainda falta!
    É o fim-do-mundo mesmo! Muito legal!
    Que DEUS continue acompanhando vcs.
    Grande Abço. Sisti.

7. PARA DE COMER UM POUCO Q VC VAI SE SENTIR MAIS LEVE. KKKK
    CUIDADO, O RÍPIO TÁ TE DANDO MOLE PRA TE PEGAR, CUIDADO COM O EXCESSO DE CONFIANÇA.
    ABRÇS E BOM DESCANSO.
    XUXU

8. Marcião e Capitinga, ver os seus relatos é imprecionante a energia que passa, torci para que a balsa não os deixa-se, e a tensão no ripio, para sabermos na próxima linha que esta dando tudo certo, em frente irmãos, estamos contigo. Todinho

9. Pai o trexo mais dificil ja se foi,e agora a alegria chegou carregada,faltam só 5 dias para sairmos de Joao Pinheiro,espero que vc nao demore tambem,traga lembranças de Ushuaia,ou agora como gosto de chama-lo TERRA DEL FOGO.

10. Caros Marcio e Capetinga,

Muita sorte para vc´s, estou acompanhado esta bela aventura, fico na expectativa de seu "diário de bondo", diga-se de passagem: muito bem bem escrito e minuncioso, parabéns. Marcio fala ai pro Capitinga para ele ir mais devagar, a final olha a idade, rsrsrsrs. Brincadeira, vc´s estão fazendo o que tdos nos queriamos fazer e no fundo faltou "atitude/ação". Estou torcendo por vc´s, que Deus continue iluminando vc´s.
    Um abço,

Helio Marinho.

11. Capetinga

Como vai indo a DL650? O Marcio só fala na moto dele...queremos saber como tá se comportando a sua...
    Abs

C Henrique

12. Fala ae rapaziada!Contem tudo pra gente do lado de cá e com muitas fotos heim! Parabens pelas aventuras! Quem sabe uma hora a gente tenta chegar no fim do mundo também! Abraço! Hilton/GPS

13. Falou pessoal! Estamos aqui em El Calafate, em uma mesa de boteco, um monte de motociclista chegou aqui, pessoal do Brasil, fizemos uma mesa só de motociclista, casais, italianos tbm, etc... Coisa de louco o Glaciar, nunca vi nada assim, vcs tem que ver isto um dia! Vou tentar por as fotos. Tudo quanto é boteco e restaurante daqui tem Wifi. Carlos a moto do Capitinga está indo muito bem, sem defeito, moto nota 10, aliás as motos até agora não deram um problema sequer. Abraços!

14. Parabéns por mais esse objetivo conquistado !!!

Pela foto da para ver que o lugar é muito bonito !!!

Abraços

PP

15. Márcio e Capitinga:
    Pelas fotos, eu já desvendei tudo! Os gauchos passaram por aí há muito tempo. Não tem uma árvore. Acredito que eles largaram mão da soja devido a ausência de chuvas. (rs)
    Belas fotos. Vc vai ter que voltar o ano q vem pra levar os BUNDÃO, antes do asfalto. Até o GPS (Hilton) está animado pra ir.