sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Pasos Andinos II - Pircas Negras e San Francisco

Sem fazer viagem longa desde o retorno dos USA, fui convidado pelo amigo Ricardo Atacama, de Itu/SP, para acompanhá-lo em uma aventura pelo norte da Argentina e Chile, atravessando por dois Pasos andinos: Pircas Negras e San Francisco, com a possibilidade inclusive de acamparmos durante a aventura. Nunca acampei antes em viagem longa de moto, até porque sempre ficamos em cidades com hotéis, bons e baratos, e nunca foi preciso. Mas sempre há uma primeira vez... Aceitei de pronto o convite, e chamei o amigo Stefano - italiano gente boníssima e grande aventureiro e motociclista - que também aceitou participar da aventura. O Eduardo e o amigo Luis Aurélio, de Sorocaba/SP, irão nos encontrar na cidade de Santiago del Estero, no Chaco Argentino, na sexta-feira, dia 09/Nov. O Eduardo vai levar o pneu Karoo3 na moto, e vai calçar os pneus lá em Santiago. Eu e o Stefano já vamos calçados com os pneus Karoo3 e Anakee Wild, que vou experimentar pela primeira vez.
E bora boraaaaaaa!!

Dias 1 e 2: Campo Grande a Santiago del Estero:
Saímos de Campo Grande na quinta-feira, dia 08/Nov, às 6:20 hs da manhã. O tempo estava fechado, fresco (21 graus), e ameaçando chover. O amigo João Cassiano foi lá no posto Caravagio ver a nossa saída. Logo o tempo abril e ficou  muito gostoso para viajar. Paramos em Vista Alegre, após passar por Maracajú, para tomar um café, e chegamos em Ponta Porã às 9:30 hs. Fui direto abastecer e fazer US$100 de câmbio para cada um de guaranis, enquanto o Stefano foi dar saída do Brasil (ele tem somente o passaporte europeu e precisa fazer isso), e me esperaria na aduana paraguaia. Aí eu lembrei que tinha esquecido de pegar a carta verde! Por sorte tinha mandado por e-mail. Fui em uma Lan-House, e por R$1,50 abri o e-mail e imprimi na hora! Abasteci, fiz o câmbio e fui para a aduana, que estava vazia e não gastamos 5 minutos para carimbar o "permisso". Saímos de Ponta Porã pouco depois das 10 hs da manhã, com objetivo de almoçarmos em Santa Rosa, no posto e restaurante Boi na Brasa, aquele do brasileiro. Foi tudo tranquilo, fomos parados apenas uma vez pelos guardar, que nos liberaram na hora. Almoçamos e abastecemos, e seguimos para Clorinda na aduana argentina. Perto de Assuncion paramos mais uma vez para abastecer de novo e gastar um pouco dos nossos Guaranis, e seguimos para a aduana. Fizemos a entrada na Argentina em 5 minutos, estava vazia também, e depois um pouco de câmbio de dólares para pesos (1 dólar = $35 pesos argentinos!). Seguimos para Formosa, nosso destino do dia. Chegamos lá às 17:30 hs, abastecemos e fomos para o hotel Asterion, que o Amin tinha nos indicado, que fica às margens da rodovia. Tomar uma, um bom banho e depois colocar o papo em dia, jantar e cama! O dia rendeu muito, e foi tudo muito bem! Rodamos 920 km, duas aduanas, além de parar pra fazer câmbio. Bom demais! Jantamos no hotel mesmo.
Dia 2 - 09/11 - Formosa - Santiago del Estero
Após um sono reparador, e um bom desayuno, saímos do hotel às 7:30 hs da manhã, para atravessar o chaco argentino.
Tocamos, sempre de boa, na faixa de 120/130, e atravessamos esta quente região. Paramos para abastecer em Roque Saenz Peña e Quimili, e a temperatura chegou a 39 graus, as 14 hs. Já passei por este trecho algumas vezes, e não tem muito o que parar e comentar. São pastos, gado e lavouras de soja, arroz e milho. Chegamos em Santiago del Estero as 16 hs, abastecemos e fomos para o hotel (Carlos V - R$160/apto duplo). Agora é fazer um câmbio, encontrar os amigos Ricardo e Luiz Aurelio, e se preparar para a melhor parte da viagem, que começa amanhã.
Vou contando os detalhes, dia a dia. Acompanhem!
Abraços!

Ricardo e Luis Aurélio na estrada

Minha moto e a do Stefano no hotel de Formosa

Parada para descanso no Chaco Argentino

Troca de pneu da moto do Ricardo