sexta-feira, 16 de novembro de 2018

San Pedro do Atacama pela quinta vez!

Dia 6: Copiapó a Taltal - 300 km
Em Copiapó, após a manhã livre, saímos para almoçar na Bahia Inglesa, a 70 km ao norte, nosso caminho de subida a San Pedro de Atacama, nosso destino no outro dia, já que eu e o Stefano resolvemos fazer o Paso Sico. Bahia Inglesa é um tipo de balneário de Copiapó, uma praia bem pequena e muito bonita, com águas transparentes, mas com aquele típico vento frio do pacífico... Almoçamos bem em frente a praia, e após o almoço nos despedimos dos amigos Ricardo e Luis Aurélio, gente boa demais, companheiros de viagem pra qualquer hora! Já agradeci o Ricardo mais de uma vez por ter me convidado para esta viagem, e aqui lembro mais uma vez! Graças a ele conheci o Paso Pircas Negras e Sico! Eu e o Stefano tocamos mais 230 km até Taltal, uma cidadezinha litorânea, bem legal, pegamos o hotel Gali, e à noite fomos jantar e tomar um vinho em um restaurante local, à beira mar.

Dia 7: Taltal a Toconao - 530 km
Na quarta, saímos de Taltal às 8 da manhã, após uma boa noite de sono. Estava frio, uns 17 graus, mas logo que subimos e pegamos a via Panamericana (5), esquentou bem, chegando a 34 graus. Encontramos 3 motos do Brasil, um pessoal de Venancio Aires, motos pequenas (300 cc), bem carregadas, indo para San Pedro do Atacama. Conversamos um pouco e seguimos. Tivemos que voltar um pouco, uns 17 km, pela R5 para irmos ver a Mão do Deserto. Paramos lá por um tempo e tiramos algumas fotos. Sempre vale a pena! Depois passamos em Antofagasta, abastecemos, comemos em lanche rápido no Macdonald's e fizemos um pouco de câmbio em um shopping local (1 dólar = 695 pesos chilenos). Depois fomos em uma loja de motos (Big Trail Service), do amigo Zeferino, um argentino figuraça, que nos recebeu muito bem, conversamos um pouco, trocamos a pastilha de freio da moto do Stefano, vimos os nossos pneus, que ele achou que chegaria em casa tranquilo (estávamos ansiosos com isto!) e seguimos rumo a Calama/San Pedro/Toconao. A escolha de Toconao foi coisa do Stefano, que achou mais barato, e mais perto do Paso Sico (38 km...). Passamos pelo deserto do Atacama mais uma vez, Calama, e chegamos em San Pedro mais ou menos 17:30 hs. Fomos abastecer, andando naquele labirinto pra achar o posto! Não me esqueço da vez que perdemos do Gaudêncio em San Pedro... rsrsrs... Abastecemos, paramos as motos perto do centro, e fomos fazer um lanche e tomar um café na praça perto da igreja de San Pedro. Ali você encontra gente do mundo todo, americano, suiço, alemão, etc... E muito brasileiro, claro! Depois compramos uns lanches para a travessia do Paso Sico, no outro dia, em um mercadinho (Água, suco, sanduiches). Tocamos até Toconao, já quase 19 hs, mas o sol em cima, e alto ainda! Depois de uns 40 km chegamos, e tivemos uma certa dificuldade de achar o hotel, pois era fora da cidade, um tipo de hotel fazenda. Mas achamos. Na verdade era um tipo de clube, que os funcionários estão administrando, e está um pouco abandonado, mas funcionando. Naquela hora, já fim do dia, o pessoal das mineradoras estavam chegando em peso, pois é bem mais barato que os hotéis de San Pedro (US$45 o quarto duplo com desayuno). Paramos as motos perto do quarto, tiramos as coisas, tomamos um banho e fomos jantar, junto com o pessoal das mineradoras. É uma janta com prato feito (Salmão com arroz), simples mas muito boa. O quarto tinha pernilongo (aonde estão procriando, naquele deserto?!), e fedia um tipo de cera. Acabei não dormindo bem, demorei muito pra pegar no sono, dormi mal, acho que por causa de um chá preto que tomei após a janta... Mas no final consegui dormir um pouco.

Na Bahia Inglesa, perto de Copiapó

Estrada Copiapó - Bahia Inglesa

Chegando na Bahia Inglesa!

Almoço de despedida dos amigos Ricardo e Luiz Aurélio (meninão do grupo... rsrsrs)

Parada para um café antes de Antofagasta...

Bahia Inglesa

Laguna Verde no Paso San Francisco, que o Ricardo e o Luiz fizeram no dia seguinte

Mais uma vez em San Pedro do Atacama!

Motos descansando no hotel em Toconao