sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Dia 07: Cabanaconde a Arequipa - 210 km

Ontem foi uma janta maravilhosa. O hotel nos surpreendeu MESMO, foi a melhor comida que provamos até agora no Peru! Consegui jantar algo, depois de 3 dias tomando só sopa. Sono reparador, com um silêncio absurdo. Saímos do hotel às 8 hs mais ou menos, já de mala e cuia, com toda a bagagem, e fomos direto para o mirante CRUZ DEL CONDOR, a 10 km dali, tudo asfalto, já no caminho para Arequipa. Temperatura 10 graus. Lá chegando, já haviam várias vans cheias de turistas, acho que pelo menos umas 15 ou 20, com um monte de gente esparramada por ali, na beira do canion, esperando os condores, com as suas máquinas fotográficas potentes e de tudo quanto é modelo e marca. Tirei o capacete e a luva, peguei a filmadora e a máquina fotográfica, enfiei no bolso, e fui para a beira do abismo. Dei de cara com uns dois condores sobrevoando o canion, bem tranquilos. Um mais escuro, amarronzado, que é um "filhote" crescido, e o outro já com as penas brancas no pescoço e sobre as asas, sinal de que já é maduro. Maravilhosos! Tinha um guia ao meu lado, me disse que chegam a 3,10 metros de envergadura, e 15 quilos. Baita urubuzão, como diz o Osmar! KKKK! Não é fácil ver estas aves, como já disse, e aquele momento ali foi único! Logo chegaram mais uns dois ou três condores, e ficaram ali, sobrevoando a pequena multidão de turistas, todos boquiabertos, falando uau! Era só click, click e mais click. Tinha gente do mundo inteiro, alemão, italiano, chinês, coreano, americano, francês, inglês, etc... E nós, brasileiros... Tirei foto e filmei bastante, todos tiramos, e ficamos vendo chegar uma verdadeira fila de vans e microônibus, mais de 30, aquilo ali virou uma bagunça! E a estrada até Chivay é de rípio... Assim que todas chegaram, a poeira abaixou e parou de chegar van, pegamos as motos e saímos. Ficamos acho que uns 40 minutos tirando foto dos condores. Tocamos bem no rípio, parece que fica mais fácil quando já se conhece, passamos naquele túnel, paramos pra tirar foto novamente, e gastamos pouco mais de 1 hora pra chegar em Chivay. Novamente o pessoal da manutenção foram os responsáveis pela emoção deste trecho, pois remexeram a estrada, foi apertado pra passar! As motos estão muito pesadas, já viu... Fomos direto ao único posto de gasolina da cidade, para calibrar os pneus e abastecer. Só eu não abasteci, pois com a moto fazendo 20 km/litro e um tanque de 33 litros, dá pra andar quase 700 km... Novamente subimos a grande montanha, e fomos a 4.910 MSNM, aonde fotografamos ontem. Mas hoje estava com o sol a pino, sem vento e bem mais gostoso. Antes de chegar no trevo para Arequipa-Puno, paramos para um café. Havia um condor sobrevoando a estrada, um pouco antes... Haviam muitos turistas por lá, e perguntaram muito das motos e da viagem. Logo montamos nas motos e seguimos viagem. A estrada até Arequipa (80 km), é linda, descendo a montanha, com muitas curvas, e a vista maravilhosa. Só chegando em Arequipa, fica muito feio, sujeira, tem uma fábrica acho que de cimento, muito grande, e a periferia é um caos, trânsito completamente louco, ninguém é de ninguém, não respeitam, e tem que ter muito cuidado. Eu já tinha o endereço do hotel no gps, e ia direto pra lá, quando parei para abastecer, desta vez a minha moto. O Casão conheceu um motociclista ali no posto, que disse a ele que havia BMW em Arequipa, e que poderia nos levar lá. Fomos atrás dele, meio desconfiados de "golpe", mas fomos. Realmente havia, o cara é muito gente fina, acabou de comprar uma G650, nem pegou ainda, está esperando. Nos atenderam muito bem, muita conversa. Paramos as motos lá dentro da oficina, o Casão queria ver o assunto do vazamento de óleo e o Padilha um pisca novo pra moto dele. Eu e o Osmar, como não tínhamos nada pra ver, fomos para o hotel, tomar um banho e sair para comer alguma coisa, afinal já era passado das 14 hs. Achei o hotel com o GPS, mas ele sempre erra o número, e às vezes a mão da rua também. Com todos buzinando atrás, começa a estressar... Passamos por um alemão viajante de moto, procurando hotel também, um alemão, em uma BMW R1100 ano 93. O cara falava português mais ou menos bem, mas não quis ficar no nosso hotel, que reservei ontem pelo booking.com, chamado Casona Terrace Hotel, bem pertinho do centro. Disse que pra ele não dava, e que iria acampar em algum lugar. Pelo jeito, está dando a volta ao mundo, e a grana está contada! Acabamos achando o endereço do hotel, só que para entrar lá dentro, no "estacionamento" tem que ter curso de pilotagem. É um beco, com uma rampa e um degrau pra subir, e tem que parar o trânsito para entrar, mas deu tudo certo. Tomamos um banho, e saímos, eu e o Osmar. O Hotel fica a 1 quadra da "Plaza de Armas" de Arequipa. Para quem não sabe, todas estas cidades do período colonial espanhol, tem uma praça de armas, que era o local central da cidade, aonde todos se reuniam, um tipo de centro cultural antigo. Geralmente tem uma ou até duas igrejas, é rodeada por construções em arcos, e quase sempre tem uma estátua ou uma fonte de água no meio. Vale a pena ir conhecer, pois ali tudo acontece, além de ser muito bonito. Agora, o Padilha e o Casão já chegaram, deu tudo certo, o problema com o vazamento da moto do Casão era simplesmente filtro de óleo mal apertado, estava totalmente frouxo! Eita revisão... Tem que puxar a orelha do pessoal da Raviera...
Amanhã sairemos do Peru, por Tacna, e entraremos no Chile, provavelmente dormindo na cidade de Arica, perto da divisa, pois Iquique fica muito longe, e ainda tem as aduanas pra fazer, sair do Peru e entrar no Chile. Andaremos ao nível do mar. Finalmente. Chega de altitude... Mas o Salar me espera...
Um grande abraço a todos!

1. Estou comdor aqui também, no ombro, no pescoço, doi tudo (veiera). Bonita foto. Já q vcs vão entrar pelo Chile, sinal q estão retornando, então muita atenção em San Pedro do Atacama para não se perderem um do outro.Forte abraço a todos e estamos aqui acompanhando esta aventura e torcendo por vcs. Gaudêncio.

2. Maravilha de viagem. Lindos locais. Não vejo a hora realmente tem que fazer esta viagem. Abraços a todos.

3. Grande Marcio, os ultimos capitulos da Av. Brasil esta bombando, quem detonou a Carminha foi o Max, depois que a Carminha e o Lucio tentou mata-lo afogado no barco, que foi salvo pela mãe Lucinda.Ele ficou com tanta raiva da Carminha que entregou as fotos de presente para o corno do Tufão, que expulsou a bandida de casa. Depois disso tudo o malandro surtou e sequestrou a carminha, a mãe lucinda, o nilo, a nina e o lucio, e tentou matar a Nina, só que mataram o max agora a pergunta é quem matou o Max é a pergunta do momento. heheheh grande abraço meu amigo. Everton

4. Grande Éverton, meu afilhado, se não é você, fico aqui sem saber de nada! Valeu demais, meu velho! Hehehe... Cara, estamos em San Pedro de Atacama, amanhã vamos para o Salar do Uyuni, um tour de 3 dias, voltamos só quarta. Vou levar o spot, vai acompanhando nóis ai... Não vou postar nada hoje, não deu tempo. Ontem dormimos em Arica/Chile, um dia normal, não teve nada demais, um hotel PÉSSIMO, mas tá bom... Hoje tocamos cerca de 700 km até aqui, atravessamos o deserto do Atacama, e chegar aqui em San Pedro sempre é bom, aqui tem algo interessante, gosto daqui. Abçs!

5. Lindas fotos! Viajão! Na torcida por vcs.!
    Grande Abç. Sisti

6. MARCIO, CASAO, OSMAR E PADILHA COMO EU GOSTARIA DE ESTAR AI COM VCS, UMA BELA VIAGEM, MARCIO MAIS ACHO QUE SE EU TIVESSE IDO TERIA MURRIDO! JA PENSOU NESTA ALTITUDE SEM OXIGÊNIO EU FUMANTE KKKKKKKKKKK! TERIA QUE COMER UNS DOIS QUILO DE COCA POR DIA!!KKKKKKKKKK...E PESSOAL TIRA ESSE MARCIO DO RÍPIOOOO ELE NÃO PODE VER UMA ESTRADINHA DE TERRA QUE JÁ QUER ENTRAR! KKKKKKKKKKKKKKKK... BOA SORTE PESSOAL NA PRÓXIMA EU TO DENTRO. ABCS

CAPITINGA COM INVEJA KKKKKKKKKK

7. Olá Marcio, pode deixar que vou agitar o povo que não for pra Bonito esperar vcs lá em anhandui. com certeza eu estarei lá, vamos se comunicando, atualiza o blog ai, abraços a todos. everton.