quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Nicarágua e Honduras: uma boa surpresa!

Dia 17: Manágua a San Pedro Sula - 540 km
Ontem jantamos uma mistura de carnes típica da Nicarágua e fomos dormir... Acordamos cedo, 5:00 hs horário local (Da Costa Rica pra cima, até o México, são 4 horas a menos que o horário de Brasília). Arrumamos as motos, colocamos as roupas, e tomamos o café da manhã, pra sair logo após as 6:00 hs. Saímos às 6:30 hs do hotel. A cidade ainda estava tranquila, e deu pra ver mais um pouco de Manágua, que fica às margens de um lago. Cidade bonita, com avenidas, não sei porque me lembrou de Assunção no Paraguai. Pegamos a saída norte, rumo a Esteli e Los Manos, que seria a aduana. Tempo bom, meio nublado mas com um solzinho aparecendo, por volta dos 22 a 25 graus. Ótimo pra andar de moto! Perto de Esteli, vi um anúncio de uma loja de charutos ("puros"), e paramos pra ver. Era uma fábrica de caixas de madeira pra charuto, do Sr. Julio e a esposa dele. Ele estava lá na frente e nos recebeu muito bem! Foi uma parada muito boa! Compramos alguns charutos feitos na Nicarágua e tomamos um ótimo café expresso. A esposa do Sr. Julio é americana, e eles tocam o negócio juntos. Saímos de lá, atravessamos por dentro de Esteli, e logo antes de chegar na aduana parei para abastecer e comemos alguma coisa. O clima e a estrada melhoraram demais, parecia outro país! Chegamos na aduana era 11:30 hs mais ou menos. Estava vazia, não tinha praticamente fila nenhuma. Fizemos a saída na imigração, a aduana, e fomos para a parte de Honduras fazer a entrada. Também estava bem vazia, quase ninguém. Saímos de lá eram 13:15 hs mais ou menos. Apesar do que todos falaram pra gente, talvez esta tenha sido a aduana mais rápida da viagem! Entramos em Honduras, a estrada piorou demais! Nada que nós campo-grandenses não estejamos acostumados, mas era muito buraco! Até uns 60 km mais ou menos, tem muitos buracos, e muitas curvas. Começamos a subir, e o tempo esfriou bem... De 25 graus abaixou pra 16 e até menos. Comecei a passar frio... E estou "quase" gripado, com a garganta doendo e tossindo um pouco. Vou ter que me cuidar, pois semana que vem vamos pegar frio brabo! Chegando em Tegucigalpa, duplicou, e fomos em pista duplicada até San Pedro Sula, a cidade que programamos pra dormir hoje. É uma cidade grande, bem grande. Trânsito louco, muito movimento, acidentes, etc... Abastecemos e pegamos novamente no GPS o hotel Holliday Inn Express. Fomos lá no hotel, tinha vaga, mas muito mais caro do que o de ontem, cerca de US$170,00/apto duplo, uma fortuna para os padrões da nossa viagem. Mas... como se diz, vai esse mesmo, todo mundo cansado, já estava escuro, e não estávamos a fim de procurar outro. Honduras me surpreendeu, após Tegucigalpa, pelas estradas muito boas, duplicada, e pelo tamanho de San Pedro. Esperava menos, eu confesso. Hoje andamos bem, apesar do frio que pegamos agora a tarde, foi legal. Agora estamos jantando aqui no hotel mesmo, não chega nem perto do restaurante de ontem, mas dá pro gasto. Amanhã está previsto frio e um pouco de chuva, e vamos sair preparados. A intenção amanhã já é entrar na Guatemala, e ir até Tikal, um sítio arqueológico Maia, com pirâmides e tudo, e depois almoçarmos na Isla das Flores. Se der tempo, ainda amanhã, tentaremos chegar o mais próximo possível da divisa com o México possível. A nossa intenção é chegar nos USA no domingo agora. Vamos ver... Sigam conosco! Nossa rota de hoje: Manágua, Esteli, Condega, El Paraiso, Danli, Tegucigalpa, Comayaguaya, San Pedro Sula. Abraços!