terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Largando o Peru e entrando no Equador...

Dia 7: Lima a Chiclayo - 750 km
Com a desistência de parte dos companheiros de nos acompanhar até Huaraz/Caraz, resolvi abortar, e focar em chegar o quanto antes em Bogotá, agilizando assim o embarque das motos, assim teremos mais tempo na América Central e USA. Seguimos então de Lima até a cidade de Chiclayo, no norte do Peru. Foi um dia puxado, tocada firme, boa parde em pista duplicada, mas ainda acabamos chegando à noite na cidade. Pegamos o primeiro hotel que achamos, e jantamos lá mesmo. Combinamos de sair mais cedo, para render mais a viagem, e evitarmos rodar à noite.

Dia 8: Chiclayo/PE a Machala/EQ - 620 km
Saímos mais cedo do que de costume, antes das 7:00 hs já estávamos nas motos. A cidade é uma bagunça generalizada, todo mundo buzinando, tuc-tuc, carro, moto, etc... Mas o engraçado é que não se vê acidentes... Seguimos rumo ao norte, sempre, passando novamente pelo litoral Peruano, uma cidade que vale a pena conhecer é Mâncora, pois tem uma praia muito boa! Almoçamos por lá, e aproveitamos e fizemos câmbio de Soles para dólares, pois no Equador se usa somente dólar americano. Tinha pago $3,19 nos soles, e vendi o que sobrou por $3,30... Ou seja, perdi um pouco, claro! Chegamos na aduana Peru/Chile ainda cedo, era por volta das 15/16 hs, e ficamos ali por volta de 2 horas por ai. Muito calor, alguns novos amigos motociclistas chegando e saindo, mas deu tudo certo. As aduanas são todas integradas, em um local só. Fica bem mais fácil de fazer. Fomos dormir em Machala, uns 50 km depois da divisa, já no Equador. É uma baita cidade, achava que era pequena, mas é grande! Ficamos no hotel San Francisco Internacional (US45/apto duplo), e saímos para jantar em uma marisqueria lá no porto. Voltamos cedo e resolvemos que iríamos sair mais cedo ainda no próximo dia, antes do café da manhã, pois queríamos chegar até Pasto, já na Colômbia. Vamos ver...

Dia 9: Machala a Ibarra/EQ - 690 km
Hoje começamos o dia bem cedo, acordei ainda escuro, antes das 5 da manhã. Aqui amanhece após as 6:00 hs. Acabou a luz no nosso hotel à 1 da manhã, e ficamos sem ar condicionado, um calor danado, afinal estamos quase no equador... Mas foi assim mesmo. Saímos ainda escuro, exatamente as 6 da manhã, e seguimos por uns 150 km, até um posto, aonde abastecemos e comemos umas empanadas com sucos e café (Sempre Nescafé!). As estradas no Equador, quase sempre com grandes plantações de banana, ou cacau, ou arroz. À partir de uns 200 km rodados, começamos a subir, e fomos até quase 4 mil metros de altitude. As estradas muito boas, asfalto impecável, com algumas poucas exceções de alguns trechos, e as paisagens belíssimas, muito verde, misturado com a vegetação de altitude, com criação de gado, ovelhas, e muitas plantações. Furou o pneu da moto do Marcio Monteiro, o Xará, mas demos sorte de estarmos bem perto de uma borracharia, e consertou na hora! Passamos na igreja mais antiga do Equador, de 1534, talvez uma das mais velhas das Américas! Saindo da igreja, tiramos algumas fotos, e eu e o Guy saímos um pouco à frente dos demais, pois o Nelson foi comer um "Cuy" um roedor típico daqui desta região, Peru e Equador. Acabamos nos desencontrando e vamos dormir em cidades separadas hoje... Passamos em Quito, e fui visitar o monumento La Mitad del Mundo, muito legal! Só que perdemos 2 horas com este passeio, e não conseguimos atravessar para a Colômbia, que era a nossa meta hoje! Depois que chegamos em Ibarra, fiquei sabendo que o Nelson, MM e Admilson também não conseguiram atravessar para a Colômbia, pois o pneu da moto do Marcio furou novamente, e teve que desmontar pra arrumar... Bem, faz parte da viagem, amanhã cedo vamos nos encontrar e seguimos viagem juntos novamente! O Equador, pra mim, está sendo uma grata surpresa! Que país bonito! As estradas impecáveis, povo educado, gasolina boa e barata, hotel bom, comida boa... Enfim, um baita país! Acho que só a gente mesmo no Brasil que andamos para trás... Mas vamos lá!
Não tem fotos hoje, pois não teve como baixar...
Um abraço a todos!

4 comentários:

  1. Mas vale perder duas horas e conhecer. Maravilha, estamos viajando juntos por aqui
    Bora bora curtindo
    Vão com Deus

    ResponderExcluir
  2. Beleza Marcio !! Vai dar 11 dias até Bogotá. MUITO BOM !! Estamos na garupa !! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Nao acredito! Tracajá abandonou os amigos pra comer um Rato!!!!

    ResponderExcluir
  4. brincadeiras a parte. estamos aqui torcendo por todos vcs irem muito bem com a graça de Deus.
    mandem mais fotos dos lugares quando puderem.
    abracos a todos!

    ResponderExcluir

Olá! Faça aqui o seu comentário!

Quem sou eu

Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil
51 anos, casado, zootecnista, empresário, carnívoro convicto e motociclista.