terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Mais aduana... E a Nicarágua!

Dia 16: San José/CR a Manágua/NI - 430 km
Ontem à noite eu e o Guy fomos jantar no restaurante "La Cascada", um dos mais antigos de San José, recomendado pelo amigo Alex, que estava na BMW, e aproveitei e convidei o Chris, alemão que mora nos USA (Seattle), e que também estava lá, chegando de viagem solo da América Central. Comemos uma carne top, e conversamos bastante sobre viagens, ele já fez o Alaska e deu a volta ao mundo, e sabe muita coisa. Foi legal! Voltamos para o hotel e fomos dormir, de Uber.
Hoje cedo, acordamos as 6:00 da manhã, levei umas coisas na moto, nos arrumamos, tomamos café e saímos do hotel as 7:30 hs mais ou menos. Havia uma garoa fina, 19 a 20 graus, o MM e o Recruta 02 colocaram capa de chuva, mas acabou que a garoa parou e tiveram que parar pra tirar a capa! Tem uma meia dúzia de pedágios nesta rodovia que desce para Libéria (230 km), que volta pelo mesmo caminho que viemos ontem. Cada um de mais ou menos $360 a $600 Colons, eu fui pagando na frente para todos, e ficou bom. Moto paga. Chegamos em Liberia as 10:45 hs mais ou menos, em uma estrada boa, sem policiamento, andando a 110-120 km/h. Chegando em Libéria uns 30 km é pista dupla. Paramos para abastecer, comemos uns snacks e tomamos bastante líquidos (Já estava muito calor e ventando, uns 31 graus), e saímos. A aduana em Peñas Blancas seria a uns 70 km a frente. Logo que saímos fechou o tempo e apareceu uma chuva. Paramos pra colocar capa, mas eis que a Lei de Murphy se mostrou eficiente, e não choveu... Só uma névoa fina, nem mesmo garoa poderia dizer daquilo... Logo chegamos na aduana, e tiramos as capas. Fizemos a aduana (tem que tirar uma cópia do documento da aduana da Costa Rica), e a saída da imigração da Costa Rica, e fomos fazer todos os trâmites... Enfim, chegamos lá era quase meio dia, e saímos 15:30 da tarde... Pagamos US$12 cada um pra entrar na Nicarágua, mais um seguro de US$12,00 também, fumigação, e mais umas 3 taxas... Nunca vi tanta taxa e fila... É pra acabar... Tem que ter paciência pra encarar estas aduanas daqui... É uma via Sacra! Amanhã vamos encarar novamente. Saímos de lá, ainda nos deram uma revista antes de sair, e pediram TODOS os documentos, inclusive a taxa de fumigação das motos... E fomos rumo a Manágua, pois queríamos dormir em outra cidade mais próxima da divisa, mas não ia dar tempo. Seriam uns 120 km até Manágua. Aqui parece o Paraguai! A Nicarágua é um país pobre, de gente simples e humilde, muitos animais na pista, carroças, bois puxando carretas, artesãos, canaviais, etc... É um país rural, com certeza! A estrada boa, de pista simples, MUITO movimento de carros, caminhões e motos. Andamos de boa, a 100 km/h, e fomos chegando... Chegamos em Manágua por volta das 17:30 hs, paramos em um posto para abastecer, uns carros buzinando e cumprimentando a gente, pessoal bem simpático. Puxei no GPS um hotel, e achei um Holliday Inn, hotel que já conheço e sei que é bom. Fomos pra lá, a uns 7 km pra frente. O hotel é muito bom, padrão americano, duas camas de casal grandes, excelente! Estamos aqui no restaurante, vamos jantar, e traçar a rota para amanhã. Tomando uma cerveja Toña nicaraguense, muito boa! A viagem está indo muito bem, graças a Deus! A companheirada é boa, as motos excelentes! Só a paciência nas aduanas, mas faz parte. Um abraço a todos!