segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Iniciamos a América Central!

Dia 13: Cidade do Panamá/PTY a Ciudad Neilly/CRI - 518 km
Ontem combinamos de sair as 7:30 NA MOTO, em frente ao hotel. Dormi muito bem, descanso total, tomamos café as 6:30 e lá encontrei o Uri, que está com a esposa fazendo a mesma rota que a gente, só os dois, e irão deixar as motos em Orlando, para concluir até o Alaska em julho. Conversamos bastante e trocamos idéias e rotas. Eles ficaram 6 dias em Bogotá, pois não sabiam que a Cargo Pack estaria de férias até o dia 11...
Saímos do hotel (NOVOTEL, US$90,00/apto duplo), direto para Miraflores, para vermos o Canal do Panamá. É pertinho da cidade, cerca de 17 km, e acabou que o GPS me levou por dentro dos condomínios dos americanos, perto da eclusa. Chegamos lá já passado das 8:00 hs, horário que abrem as portas para a visitação. Fomos lá ver o tal do Canal... Muito legal, bem estruturado a parte turística, pagamos US$10,00 para entrar e ver um filme de 10 minutos contando a história do canal, e depois fomos ver um navio passar, com narração em espanhol e inglês... Bem organizado! Depois tomamos um café, compramos uns souvenirs, e tomamos rumo ao norte, a cidade de Santiago, a primeira parada do dia, a 230 km dali. As estradas do Panamá muito boas, tem pedágio mas as motos não pagam, e tudo duplicado até a divisa com a Costa Rica. Acabamos parando antes de Santiago, o Guy abasteceu e comemos umas saltenhas, frango (Pollo) assado e mandioca, e tomamos bastante líquidos (a esta altura já fazia 33 graus). Saímos rumo a David, que seria o plano A para dormir, mas como vimos que chegaríamos muito cedo, já resolvemos só abastecer e já fazer a aduana com a Costa Rica, que fica a 50 km de David. Só paramos para abastecer em David, e tomamos um suco, coisa de meia hora. Uma coisa impressionante é o policiamento das estradas do Panamá! A cada 20/30 km tem um guarda em uma moto (VStrom 650 Branca/Verde), cuidado a velocidade. Então não tem jeito, é andar a 100 km/h e acabou! Dentro das vilas e cidades, o limite é 60 km/h mas andávamos a 80 mais ou menos, e teve uma hora que levei um "pito" de um guardinha desse ai, mas não chegou a nos parar. Chegamos na aduana as 15:30 hs mais ou menos horário local (2 horas a menos que no MS). Fizemos a aduana, e depois a imigração de saída do Panamá, e já aproveitamos e fizemos algum câmbio (1 dólar = $560 a $600 cólons), para entrar na Costa Rica. Depois fomos fazer a entrada na Costa Rica. Imigração, carimba o passaporte, e depois a aduana das motos. Tem que fazer um seguro, tipo Soat, para entrar na Costa Rica que nos custou US$31,00 de cada. Depois tem que tirar xérox do passaporte, mas JÁ COM O CARIMBO DE ENTRADA NA COSTA RICA, ou seja, não adianta nada levar cópias e mais cópias do passaporte, que não ganha muito tempo... rsrsrs... Tiramos as cópias, preenchemos as guias, e fomos lá! Cada um de uma vez, fomos fazendo a aduana, e para finalizar, vai um fiscal olhar as motos e conferir a placa e o chassis de cada uma. Tudo isto durou cerca de 2 horas mais ou menos, e não tinha ninguém na fila! Foi uma das aduanas mais rápidas da viagem, senão a mais rápida até agora! Ah! Esqueci de mencionar, que antes de chegar na aduana tomamos a primeira chuva da viagem, e nem deu tempo de colocar capa! Molhamos um pouco, mas foi até bom pra refrescar! Já na Costa Rica, fomos procurar um hotel, o mais próximo possível, eu já tinha visto, seria em Ciudad Neilly, a 18 km dali, o Wilson Hotel (US$34,00/apto duplo, e assim vamos fazendo as médias...). Hotel até bom, com ar condicionado split, quartos grandes com duas camas de casal cada um, e um restaurante do lado, do mesmo dono! Jantamos lá mesmo, e foi um ótimo dia! Já estamos na Costa Rica, no outro dia o objetivo seria chegar em San José, a capital do país. Conhecemos um cara, argentino que mora no USA, que está indo para Ushuaia, sozinho, em uma BMW RT1200. Nos deu algumas dicas, falou que é tranquilo, só pra tomar cuidado com as estradas na Nicarágua/Honduras, e que a aduana Méximo/USA em Laredo tem filas quilométricas! E vamos que vamos!

Entrada de Miraflores, aonde para um dos Canais do Panamá

Este é o famoso MM "Xará"