quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Honduras e Guatemala são perigosos...

Dia 18: San Pedro Sula/G/HN a Isla de Flores/GT - 598 km
Quem já não ouviu estas conversas de que a América Central é perigosa, e coisa e tal, que não se deve ir lá? Bem, isto é conversa, não é a verdade, pessoal... Na verdade, na vida das pessoas, no dia a dia, 99% das pessoas são normais, ou seja, pensam como nós, acordar, trabalhar, viver a vida. Apenas um pequeno número de pessoas pensam em fazer maldades ou coisas erradas, que são os bandidos. Por isso, pode vir tranquilo, que nós, como brasileiros, tiramos de letra isso aqui! Claro que não vamos andar à noite, por bairros perigosos, que até lá em Campo Grande eu não faço isso! Não seja burro! Mas pode vir tranquilo!
Hoje acordamos cedo, 5 da matina, arrumamos tudo, e às 6:00 hs todos já estavam em cima das motos pra sair! Ainda deu tempo de tomar um café rápido no hotel, e acabamos saindo um pouco depois. A minha moto está dando problema de partida, se não aproveitar a primeira partida da manhã, fica dando nojo pra pegar depois... Deve ser a bateria, a moto fez 1 ano agora em novembro, mas acredito que seja isso... Fora a buzina que não funciona, são os problemas que eu estou tendo com a moto. Mas de resto, é uma bela máquina! Muito boa!
Saímos com tempo nublado, formando chuva, e já na saída da cidade o MM encostou e me falou que o pneu dele havia baixado um pouco... Pensei: é hoje! Pois tinha acabado de ter um susto com a minha moto, que depois pegou na partida. Mas só calibramos mesmo, e saímos. Logo na frente, a chuva já formou, e parei pra colocarmos capa. Foi acertado, pois não parou mais, o dia todo! Pensa no angu de caroço foi essa chuva hoje!
Chegamos na aduana Honduras/Guatemala as 8:30 da manhã mais ou menos. Fizemos a saída na imigração, e já a entrada na Guatemala. Depois demos a saída na aduana das motos, em Honduras. O mais demorado foi a entrada na aduana da Guatemala! O mala do atendente pediu xerox do passaporte, mas COM O CARIMBO DE ENTRADA NA GUATEMALA... Tivemos que andar uns 1.000 metros ida e volta pra tirar estas cópias, e voltamos lá. Entregamos tudo pra ele (Cópia do passaporte, do carimbo, da CNH e do docto da moto), e ficamos esperando ficar pronto. Arrumamos tudo, deixamos as motos ali perto da aduana. Chegou um motociclista, o Ian, um canadense, em uma moto inglesa, de 450 cc, 48 cv, bem leve, menos de 150 kg, está viajando solo faz 5 meses desde o Canadá, e vai até o Ushuaia. Conversamos um pouco, e passei o meu contato pra ele, se precisar. Ele está viajando no modo "slow", ou seja mais lento, parando em todos os locais que gosta pra curtir. Ele está certo! Saímos da aduana por volta das 10:30 hs, gastamos cerca de 2 horas, foi bem rápido! Tocamos por uma estradinha de pista única, com muita curvas, e eu esperando dar o meio dia pra pararmos, abastecer e comermos alguma coisa. Parei uns 160 km antes de Flores, comi um lanche, a turma meio apurada, me apertando pra sair, e fomos embora! Mas a chuva não dava trégua, e pegamos uma pista de concreto, que é um sabão de lisa! Não dá pra bobear, e não passamos de 100 km/h. No modo RAIN,  dava pra sentir a moto saindo de traseira, e acionando o controle de tração toda hora, principalmente quando íamos ultrapassar... Ou seja, todo cuidado é pouco!
Me deu um sono muito grande, e parei pra tomar um energético. Ali falamos um pouco, e achamos que não daria para irmos todos em Tikal e depois para a Isla das Flores, pois não estava rendendo e a chuva não parava! O Guy que estava na frente, nos esperou e queria muito ir em Tikal. Resolvemos então o MM e o Nersão irem para Flores, e eu, Guy e o Nº 2 irmos em Tikal. E assim fizemos. A chuva até deu uma trégua, bem pouca, mas chegamos em Tikal embaixo d'água! Mas era garoa fina, e encaramos assim mesmo! Fomos lá ver os monumentos e ruinas, coisa muito legal e grandiosa! Feitas há mais de 1.500 anos! Parabéns ao Guy e o Admilson pela companhia! Saímos de lá eram 17:30 hs, e chegamos na Isla das Flores já de noite. Vimos no celular do Recruta Barbosa que estavam no hotel Isla das Flores e fomos pra lá! As motos deles estavam lá na frente, e já paramos logo. Banho, arrumar as coisas, e saímos pra jantar aqui do lado. Amanhã saimos cedo com destino ao México! Domingo se Deus assim permitir chegamos nos USA! Um abraço a todos!





2 comentários:

  1. Muito bom MARZOOMIX !!! Lindas fotos. Sigam com Deus !! Estamos na garupa !!! Abração.

    ResponderExcluir
  2. Todos são bons pilotos, mas com chuva todo cuidado é pouco ainda mais nesse tipo de piso

    Parabéns e lugares inesquecíveis

    Top Mzoo.

    ResponderExcluir

Olá! Faça aqui o seu comentário!

Quem sou eu

Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil
51 anos, casado, zootecnista, empresário, carnívoro convicto e motociclista.