domingo, 21 de janeiro de 2018

Cruzando o México

Dia 19: Coatzacoalcos/MX a Querétaro/MX– 830 km
A cidade de Coatzacoalcos (Nem sei como se fala isso... rsrsrs), é grande, fica no Golfo do México, e tem fama de ser perigosa, controlada por grupos que atuam com o Narcotráfico. Não gostei nem um pouco da cidade, as ruas esburacadas (Pior que Campo Grande!), bagunça pra todo lado e muita sujeira. Ficamos em um hotel bom, o Holliday Inn (US$56,00/apto duplo), e acordamos cedo, 5 da manhã, pra sair logo após o café, que começa às 6:00 hs. Estava ventando muito, parecendo que ia chover. Aqui amanhece as 7:00 hs. Saímos, e logo o Xará me falou que o pneu dele tinha murchado novamente, e que teria que encher. Fomos atrás de um posto, e achamos um logo à frente. Pra sair da cidade, foi bem mais fácil do que entrar, e logo estávamos na rodovia, pista dupla, rumo ao norte/centro (Querétaro). Na primeira parada que fiz, a uns 180 km à frente, que seria para o Guy abastecer, tomarmos um café e irmos no “baño” o Nersão já me disse indo pro banheiro que iria para Vera Cruz fazer a revisão na moto, pois todos nós estávamos com a quilometragem estourada, já tínhamos passado dos 10 mil km. Pra mim isto não representa nada, já passei um pouco dos 10 mil km sem problema. Só que das 5 motos, 3 ainda estão na garantia dos 2 anos, e por isso, é bom não passar de 1.000 km acima dos 10 mil a cada intervalo de revisão, no caso das motos da BMW, que são as nossas. Isto mudava todo o programa do dia, já que tínhamos que entrar à direita, andar mais 60 km até Vera Cruz, era sábado, 10 da manhã, não havíamos agendado nada, 5 motos de uma só vez... E o programa de irmos a Querétaro visitar a tia do Guy já ia por água abaixo também... Rodei uns km, e antes de entrarmos a direita sentido Vera Cruz, parei, desci da moto e conversei com o grupo, o MM e o Guy, que eu iria acompanhar o Guy até Querétaro, e que eles poderiam ir até Vera Cruz tentar a revisão, e depois seguiriam atrás da gente, rodando o que desse, ideal seria Puebla, na nossa rota, só que umas 3 horas antes. E assim foi... Eu e o Guy, que estávamos já sem $$$ local algum, paramos em Córdoba atrás de uma casa de câmbio. Logo vi um banco (Azteca), e com anuncio que trocava dólar. Paramos lá e fizemos cada um US$300,00 em pesos. Tinha um cara na fila do banco, que nos disse pra não ficar dando sopa com este dinheiro todo por ali, pois tem perigo alto de assalto... Saímos as pressas, montamos nas motos e “vazamos”... Paramos pra abastecer e já almoçamos uma pizza com suco, pois já era perto do meio dia. E dali rumamos para a tal de Querétaro... A rodovia, toda duplicada, tem partes muito ruins, tem partes muito boas e tem partes em construção, padrão americano, com 30 cm de concreto sobre o asfalto velho... Pra nunca mais estragar! Só que tem muito pedágios, alguns de até $95 pesos por moto, cerca de R$19,00 mais ou menos... A cada 100 km mais ou menos tem uma praça de pedágio, e quem for passar por aqui pode deixar separado uns $1.000,00 pesos Mexicanos por moto de sul a norte do México, que vai mesmo... Para efeito de controle, 1 dólar = $17,40 pesos. Subimos, fomos a 2,5 mil metros mais ou menos, e ficamos sobre este altiplano até quase sair do México, perto de Monterrey. Passamos por 2 vulcões, e muitas montanhas. A estrada passa por várias cidades, por fora delas, sempre, e algumas curvas apareceram nesta região dos vulcões. Mas tem muito caminhão, do tipo “Freghtliner” um caminhão estilo americano, muito grande e barulhento, aliás vimos destes caminhões desde o Equador, só que no México tem aos montes. O transporte de cargas no México pelo jeito é igual no Brasil, quase todo feito por caminhões. Achei o México muito parecido o Brasil. Muito parecido mesmo! Só que melhor, mais bem estruturado. Chegamos em Querétaro às 17:30 hs, sol alto ainda, e vimos uma bela de uma cidade, com cerca de 1 milhão de habitantes, muito bonita, limpa e organizada. Como sempre faço, abastecemos, e fomos procurar um hotel por perto. Nos perdemos dentro da cidade, e acabei pegando o primeiro que apareceu em uma avenida, que na verdade é a rodovia que vamos sair no outro dia, acabou dando certo... (Domus Hotel, US$84,00/apto duplo com desayuno e garagem fechada). Nos arrumamos, e às 8:00 hs a Jaqueline, tia do Guy, com o Jesus, o marido dela, foi nos buscar para jantarmos fora. Fomos em um restaurante de carnes argentino, tomamos um bom Catena Zapata, e comemos a melhor carne da viagem! E ainda o Guy pagou a conta! Olha que coisa boa! Kkkkk! Bom demais, conversamos muito, a tia do Guy é muito gente boa, fala português fluente, pois morou muito tempo no Brasil, e sabe de tudo por aqui. Nos explicou bastante coisa dos costumes locais, geografia, população indígena, zoneamento do país, narcotráfico, etc... Saímos do restaurante já passado das 22 hs e ainda fomos dar um passeio na cidade, tem um aqueduto de uns 400 anos, e tem uma parte colonial, bem antiga também. Muito legal a cidade! Fomos dormir tarde, nem tive forças pra mexer com o blog, por isso estou fazendo hoje... rsrsrs... Apaguei sem ver nada, sono dos melhores! No outro dia, nosso desafio era chegar nos USA, passar pela aduana, depois de rodar mais de 900 km. Vamos lá!

Dia 20: Querétaro/MX a Laredo/TX– 940 km
Acordamos as 6 da manhã, arrumamos tudo, deixamos as motos na frente do hotel, tomamos café “de pé” e saímos de lá exatamente as 7 da manhã. O Guy “Maju Coutinho” tinha falado que ia fazer 7 graus na cidade, e por sorte eu coloquei a capa de chuva sobre a jaqueta, e a luva para frio... Rapaize... Pegamos a temperatura mais baixa de toda a viagem, chegou a marcar zero grau no painel da moto, e ficou em 3 a 4 graus por mais de uma hora. Foi esquentar um pouco lá penas 9 da manhã ou mais, parando em 15 graus. Muito frio! Rodamos sobre a “mesa” a 2 mil metros mais ou menos, por quase todo o dia. Paramos pra abastecer a cada 250 km, e na segunda parada almoçamos em um “Parador”, comida por quilo, um cordeiro assado muito bom, com legumes e salada. Seguimos até Monterrey, uma grande cidade, e fizemos a ultima abastecida para entrar nos USA, já em Nuevo Laredo, na divisa. A estrada, toda duplicada também, como no dia anterior. Só que hoje atravessamos o deserto, em uma vegetação totalmente diferente de ontem, cidades desérticas, no meio do nada. No final do dia chegou a fazer 29 graus, na maior amplitude de temperatura da viagem... Coisa do deserto, só pode! Chegamos na aduana, bem desconfiados, tinha uma fila de uns 2 km de carros, e sem saber aonde entrar, de cara já errei, pegando um atalho somente para carros credenciados... Como tinha guardrail dos dois lados, voltei pela contramão, pois de moto é fácil, só que a polícia de trânsito viu e me mandou parar logo à frente... Pegou os meus documentos, CNH e Docto da moto, e o guarda ficou me encarando... Pedi pra ele nos liberar, falei que não sabia da entrada, perguntei aonde faria a saída do México, e acho que ele ficou com dó da gente e nos liberou sem multar... rsrsrs... Graças a Deus! Fomos pelo caminho certo agora, que o guarda ensinou e fizemos a saída do México, recebemos de volta os US$400,00 que havíamos dado de garantia na entrada, na quinta-feira, trocamos todos os pesos por dólares de volta, e carimbamos o passaporte com a saída do país. Depois fomos lá encarar a fila de carros. Entramos na fila, tinha umas 4 ou 5 filas, e entrei na menor, da direita, que andava mais rápido. Alguns vendedores ambulantes me falaram que motos poderiam “furar” a fila e ir por fora. Mas o Guy achou melhor não irmos, e fomos pela fila da direita mesmo, a que ia mais rápido. Logo à frente, teve que pagar US$ 1,60 por moto/carro de não sei o que... Mas paguei com o restante de moedas mexicanas que havia no meu saco de guidão da moto. Rodamos um pouco na fila, e acabei pegando pela esquerda, por fora da fila, pois me pareceu que era o correto, para motos. Deu certo, e logo fomos atendidos, na aduana que mais nos meteram medo e disseram que iria demorar mais, foi justamente a que menos demorou, menos de 2 horas para sairmos já dentro dos USA! Não tem aduana aqui, só a imigração. A moto, eles nem querem saber, não fazem controle algum! Já tinham me falado isso antes, e eu perguntei se não teria algum papel da entrada da moto no país, e eles me disseram que não...
Bem, pessoal, só sei que estamos aqui, no último país da nossa viagem, o nosso objetivo final, os Estados Unidos da América! Ainda falta uma semana para concluir a viagem até Miami, mas não teremos mais aduanas! O restante do grupo, o Nersão, MM e o Zero 2, estão vindo aí! Ontem fizeram a revisão das motos deles em Vera Cruz, deu certo, trocaram até pneu lá, e dormiram em Pueblas. Hoje, tocaram bem, e estão em Monterrey, a 200 km daqui da fronteira. Amanhã vão fazer a aduana, e entrar nos USA, mas devem pegar para o centro do Texas, pois o Nerso sismou que tem que ir no meio da R66 enterrar o umbigo lá, e depois voltam para o lado de Miami. O grupo vai esparramar, o Guy deve embarcar na terça/quarta de avião para o Brasil, eu sigo solo até Miami, e chego lá na quinta. E o grupo de Jardim devem embarcar só dia 30/01 de volta pra casa. Mas o importante é que todos estão bem e realizando os seus objetivos. O meu objetivo e o do Guy é fazer o Alaska em julho, concluindo esta primeira etapa da viagem. Ainda não acabou... Amanhã é dia de irmos até Houston, eu e o Guy, e fazermos a revisão nas nossas motos, que já está passando da hora! As coitadas estão precisando de um agrado! Vou seguir atualizando o blog até o embarque para o Brasil, no sábado.
Continuem conosco! Abraços!
Rede de apoio nas estradas aqui do México, tem em todo canto... Muito boa!

Ao fundo os dois vulcões na estrada entre Vera Cruz e Queretaro

Estrada entre Queretaro e Monterrey

Parada para o almoço...

1. Muito bom MarzooooMixxx..... mas os dias da viagem então errados.... de novo....rsrsrsrsr.....