quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Santa Rosa a Néuquen - Entramos na Patagônia!

Em um trevo, perto de General Acha

Uma CBF750 four ano 1980, toda preta fosca, viajando...

Dois amigos de Buenos Aires, viajando juntos

O carro dos sonhos do Capitinga... Uma Romiseta... rarara!

Inicio da Patagonia, um trecho de deserto, perto de Néuquen

Hotel Land Express, em Néuquen, ótimo hotel, mas $$$$!

O hômi já bebendo a cerva diária dele, religiosamente...

Hoje fizemos só 530 km, entre Santa Rosa e Néuquen. Acordamos 7:30 hs, e saímos do hotel às 8:30. Resolvemos tomar o café em um posto perto do hotel, pois lá era AR$10 para um café fraco e duas meialunas... Saímos do posto 9:15 hs. O clima mudou... Choveu à noite, e de manhã a moto marcava 24-25 graus, e tempo nublado. Ótimo. Seguimos rumo ao sudoeste. Em General Acha, estávamos no posto abastecendo, quando passaram duas motos carregadas. Seguimos atrás, e em uma pequena cidade, quase uma vila no meio de um deserto, encontramos os dois viajantes. Eram dois amigos, senhores já sessentões, viajando juntos, em uma CB750 four toda pintada de preto fosco, vazando óleo por tudo quanto é lado, até no freio da frente... O piloto, uma figura, vestido com um colete vermelho, e calçando uma alpargata, precisava ver... Não estava nem aí, estavam viajando para San Martin de Los Andes, logo após Bariloche. O outro, um empresário do setor de madeiras em Buenos Aires, estava em uma honda Africa Twin, uma big trail muito boa, bem conservada. Ficamos ali conversando com eles, e outro cara, que tem uma BMW R100 ano 1969, também estava junto. Seguimos por um desvio que um guarda nos ensinou, que economizaria 60 km em relação à rota que o GPS queria nos levar. Foi uma boa escolha. A estrada boa, mas sem acostamento. Gasolina já tem a super, mas em alguns postos só tem a Premium/Fangio. Hoje abasteci com Podium, da Petrobrás. O preço da gasolina Premium é de cerca de R$ 2,50 e da Super, R$ 2,25. As motos excelentes, andando muito bem com esta gasolina boa e pura, estão fazendo 15 km/litro, andando a 140 km/h. Tocamos por um deserto, por uns 200 km, no meio do nada. A cada 100 km, tinha um posto muito bom, da YPF, em um deles almoçamos um "sandwich" de presunto e queijo, com suco e café. É engraçado, parece que não tem nada, e de repente aparece um posto enorme, cheio de gente. A temperatura subiu para 32-33 graus, e já começou um vento de lado, mas ainda não é muito forte. Passamos em uma cidade chamada General Roca, em um tipo de vale. Parecia a Itália, cheio de vinhedos, plantações de maça e pera, muito bonito, há uns 40 km antes de Néuquen. Chegamos em Néuquen às 15 hs em ponto. Ou melhor, antes de Néuquem, tem uma cidade chamada Cipolleti. É uma do lado da outra. Parei em uma casa de informações turísticas, e a moça queria porque queria que nós ficássemos em um hotel de Cipolleti. Notei uma certa richa entre as duas cidades... Fui educado com ela, disse que iria ver, e rumei para Néuquen, afinal era o nosso destino, e tbm considerado a porta de entrada da Patagônia Argentina. Atravessamos uma ponte, e novamente fui perguntar em um quiosque de informações turísticas, só que agora de Néuquen. Só tinha um rapaz, que me deu um papel, e me ensinou uns 3 ou 4 hotéis. Saímos de lá direto para procurar um tal de Land Express, já sa saída para Bariloche. Aí caíu uma chuva, e nós procurando hotel, e não achava o endereço... Molhamos um pouco. Não achamos o hotel que eu queria ir, e paramos em um outro. Fomos ver, e não dava... Muito ruim, e caro! A chuva parou, voltamos um pouco, e achamos o tal do Land Espress, um ótimo hotel, mas o preço... AR$550,00 o quarto duplo! Mas é o melhor hotel que já ficamos até agora, disparado. É um típico hotel daqueles americanos, com duas camas king-size, quarto enorme, muito bom. Descarregamos as coisas, banho, blog, e daqui a pouco vamos dar uma volta no centro da cidade, pra conhecer. Amanhã, são só 400 km até Bariloche, viagem tranquila, de boa. Já vai dar pra colocar a roupa de cordura, pois está marcando chuva, e o clima já esfriou. Agora vai começar a viagem, pra valer!
Dados da viagem, até agora:
Total Percorrido: 3.150 km
Média Deslocamento: 109 km/h (Isto andando a 140 km/h sempre que dá!)
Média Geral: 72 km/h
Preço Médio da Gasolina: R$ 2,40
Preço Médio dos hotéis/pessoa: R$ 75,00 a R$ 80,00
Preço Médio das refeições/lanches: R$ 15,00 a R$ 20,00
Abraços a todos!
Ah! O Capitinga falou que eu também ronco... hehehe!

1. Márcio e Capitinga:
    Esse cara deixa bem claro q pra viajar de moto, basta ter uma moto com duas rodas e um motor, e muita fé, que chega lá (rs).
    Belas fotos.
    Estamos juntos.
    Boa viagem.

2. Em Neuquem sao poucos hoteis e os que tem sao caros...ficamos em uma cabana muito legal quando estivemos por ai e conseguimos até cozinhar...me livrei tb do ronco do Felipe por um dia já que dormimos em quartos separados...ehehehehe...Em Bariloche a rede hoteleira é bem maior e existe concorrencia então é trankilo achar hotel mais barato!!! Enroooolem os cabos!!!

3. Sempre é bom acompanhar com relatos e fotos estas viagens. Parabéns, curtam bastante e feliz 2011.
    Suerte.

4. My Dear Marcio and Capitinga
    Congratulations for one more challenge.
    You deserve this travelling. Neuquen is the most important city of all al Patagonia and , as you say " The travelling is beggining now".
    Getting this Hint: NEUQUEN mean: audacious, confident.
    Hug,
    Julio

5. Márcio, passei por aqui para te mandar um abraço para você e seus companheiros! Buena Ruta e cuidado com esse rípio!!! Feliz ano novo!
    Abs,
    Rogério Goulart

6. Marcio,
    Essas paisagens deserticas da Patagonia me enchem de saudades da Ruta 40.

Boas estradas pra vocês...

7. Amigos,
    É uma viagem maravilhosa e estamos curtindo os relatos.
    Imagino a sensação de passar o Ano andando de moto, que maravilha heim !
    Aproveitem cada Km e continuem dando notícias.
    Feliz 2011 !
    Forte Abraço

8. CONCORDO COM O GAUDENCIO, COM O MÁRCIO CONTANDO A VIAGEM PARECE Q QQUER UM COM QUER MOTO VAI TRANQUILO TRANQUILO. BELA VIAGEM. "CUIDADO COM O RÍPIO", VÃO DEVAGAR. TAMOS AQUI TORCENDO POR VCS. CAPITINGA TOMA JEITO E BEBE POUCAS. ALGUMAS POR MIM. ABRÇS. XX

9. MARCOS ANTONIO FERNANDES30 de dezembro de 2010 às 14:30

MARCIO .CAPITINGA..MEUS GRANDES AMIGOS, ESTOU TORCENDO MUITO POR VCS,A CADA DIA QUE PASSA EU ORO A DEUS PRA CADA ISTANTE GUARDAR VCS NESTA VIAGEM.... UM GRANDE ABRACO E GURTEM ESTA VIAJEM MARAVILHOSA,,,ESTAMOS NO AGUARDO DE NOVAS NOTICIAS E FOTOS TAMBEM...MARCÀO

10. Meu amigo...... que viagem.....que paisagens...que fotos...e vc esta escrevendo cada vez melhor...pode até pensar num livro....com patrocinio da zoomix e turma....rsrsrs

Vou ficar te acompanhando....

Boa viagem e vai com Deus