terça-feira, 4 de abril de 2023

Dias 3, 4, 5 e 6 e segue a viagem!

Dia 3, sábado 01/Abril, Resistência a Salta, 806 km:

Saimos de resistencia no sábado de manhã, após uma excelente estadia no hotel GALA acho que vai ser o melhor hotel da viagem, muito bom mesmo! encontramos um pessoal de Big Trail de SC indo para o GP de Moto de Termas do Rio Hondo, um até conhecido de um pessoal de Campo Grande. Essa rota para SPA sempre tem muita moto indo e voltando, encontramos várias na estrada inclusive, casais. Por incrível que pareça, o Chaco Argentino estava com tempo fechado e frio, gostoso de viajar, bem diferente do dia anterior, que estava muito calor! Seguimos por aquelas retas intermináveis, passando por Roque Saenz Pena, Pampa del Infierno, Monte Quemado, Joaquin V Gonzales e finalmente SALTA o nosso destino do dia, após 806 km rodados! Peguei um hotel chamado De La Linda, que fica a uma quadra da praça principal da cidade, e na mesma rua do meu restaurante preferido em Salta, o DONA SALTA, tomamos um banho e fomos jantar lá, é claro! Uma entrada com empanadas de Salta e um belo bife de chorizo finalizaram o dia! É somente após algum "sofrimento" que vem a recompensa...

Dia 4, domingo 02/abril, descanso de manhã, e à tarde Salta a Tilcara, 150 km:

Após um merecido descando, acordamos mais tarde em Salta, com uma chuva fina. Tomamos o "Desayuno" e fomos assistir a missa de domingo de ramos na bela ingreja matriz de Salta, que vale a pena demais conhecer! Depois fomos procurar uma casa de cambio para comprar uns pesos chilenos, mas estava tudo fechado, afinal é domingo! Fizemos cambio de dolares para peso argentino no hotel mesmo, a uma taxa de $382 pesos para US$ 1,00 que foi muito bom! Esse cambio ajuda demais nas despesas, e tudo fica muito barato na Argentina, desde a gasolina (média de R$ 3,50/litro), até um belo de um jantar no Dna Salta que fica R$75,00/pessoa com vinho e tudo! Saímos do hotel as 11 hs da manhã com destino a Purmamarca e depois dormir em Tilcara aonde achei um hotel estilo camping, ou "Glamping" que ainda não conhecia, um tipo de camping de luxo com cabanas. No caminho, fizemos aquela velha conhecida estradinha SALTA - JUJUY por El Carmen, metade com chuva e metade seco, e almoçamos uma excelente truta, perto de Jujuy, um achado! Depois passamos umas 2 horas em Purmamarca, para o pessoal conhecer, abastecemos em Tilcara e fomos para a pousada, preparando para o outro dia, a travessia da cordilheira dos andes, até San Pedro do Atacama!

Dia 5, segunda 03/abril, Tilcara a San Pedro do Atacama, 470 km:

Dormimos no excelente "Glamping" da Nancy, uma argentina que fica alternando entre a Alemanha e a Argentina, muito gente boa! Realmente valeu a pena ficar lá! Jantamos um bife de chorizo e experimentamos até bife de Lhama na noite anterior, em um restaurante de Tilcara. Saímos as 8 da manhã, com tempo limpo e bom, pois tinha chovido à noite em Tilcara, e fez mínima de 10 graus, bem frio. Passamos novamente por Purmamarca, e iniciamos a subida para a cordilheira, rumo ao Paso Jama e San Pedro do Atacama, no Chile! Logo subimos o "caracoles" aquilo é muito legal, sempre maravilhosa a paisagem, pegamos vários caminhões subindo, muita mancha de óleo na pista, minha moto até saiu de lado em uma curva, tem que tomar cuidado! Paramos no mirante lá em cima, a 4.175 metros, logo pararam várias motos, com outros viajantes, todos brasileiros, de vários estados, realmente essa rota é bem conhecida e apreciada por muitos! Depois paramos nas Salinas Grandes e fizemos uma rápida excursão acompanhada por um guia da região, explicando tudo a respeito daquele lugar. Foi legal! Antigamente podia entrar de moto no salar, agora não pode mais, somente após pagar $1,500 pesos argentinos por moto ou carro, e acompanhado por guia. Depois seguimos até Susques, aonde abastecemos as motos e fizemos um lanche. Chegamos no Paso Jama já era mais de meio dia, e sofremos naquele lugar por mais de 3 horas na fila, que não andava! Uma pena uma aduana ser tão lenta assim, com falta de atendimento, falta de lugar pra ficar, não tem uma cadeira, cai o sistema, pessoal atende mal, muito ruim! Após fazer a entrada no Chile, saimos do Jama já era 15:30 hs, e fizemos os 160 km restantes até chegar em SPA, em altitudes beirando os 5 mil metros, com bastante frio, mas tempo limpo e bom. Aliás pegamos tempo bom o dia todo, com temperaturas boas e sol forte. Chegamos em San Pedro as 17:30 hs mais ou menos e fomos direto para o hotel DUNAS, que já tinha me hospedado antes, muito bom e perto do centrinho da cidade. Tomamos um banho, descansamos um pouco e fomos andar na cidade e fazer cambio de peso chileno (US$1,00 = $790 pesos chilenos). Depois fomos jantar no restaurante CASONA, aonde tomamos Pisco Sour, e comemos uma parrilla e salmão. Ótima a janta, mas caríssima, em relação a Argentina e Brasil, no Chile tudo é mais caro! Uma coca cola custa R$22,00! Após o susto com a conta, voltamos para o hotel e fomos descansar. Esse dia foi ótimo, com exceção da aduana que penamos por mais de 3 horas, as paisagens são deslumbrantes, tudo é diferente e grandioso, atravessar a cordilheira dos andes, e ainda de moto, é uma experiência única e realmente vale a pena demais! Recomendo a todos que façam pelo menos uma vez na vida! Hoje, dia 04/04, vamos a Antofagasta na parte da tarde, ver o litoral chileno, o oceano pacífico, vamos dormir lá.