domingo, 23 de abril de 2023

Dias 10 e 11 - Santiago del Estero - Assunção - Campo Grande! A chegada em casa!

Dia 10, 08 de abril, SDE/AR a Asunción/PY - 945 km:

Em Santiago del Estero, eu considero que 99% dos objetivos da viagem foi realizado, com o ponto alto sem dúvida a passagem pelo Paso Agua Negra, e o almoço em Catamarca com os amigos Amado e Amin! Eu e o Guy saímos de Santiago del Estero bem cedo, escuro ainda, às 6 da manhã, após o grupo se separar. O Capitinga e o Mano resolveram sair mais tarde, e voltar por Foz do Iguaçú/PR, em uma tocada mais forte. O restante do grupo manteve a mesma rota, voltando por Assunção. Encontramos o amigo Stefano Fachin na noite anterior, e fomos jantar juntos. Ele está indo rumo ao Paso Agua Negra, aonde quer acampar e curtir a viagem solo dele. VIAJAR DE MOTO É ASSIM, CADA UM GOSTA E TOCA DO SEU JEITO, e temos que respeitar! Um quer sair mais cedo, tocar a 110/120, curtir a paisagem e tirar foto. Outro quer sair mais tarde, tocar a 140, não parar para nada e curtir a estrada do seu jeito. Outro quer beber todas as noites. Outro não bebe. Na nossa idade, e se quisermos viajar em grupo, temos que ter respeito por essas diferenças. Somos um bando de velhos, nem sempre com muitas afinidades, com egos inflados, que poderiam viajar sozinhos, e que gostam e apreciam a moto, de alguma forma... Enfim, não é fácil agregar um grupo desse por muito tempo...

Meu pneu Heidenau K60, já com 14 mil km passados, já dava sinais de que estava no final, mas será que aguenta até o final? Vamos saber! Eu sai mais cedo, tocando de boa, a 110/120, com o amigo Guy, que aprecia uma tocada mais lenta. E SEMPRE O QUE TEM A TOCADA MAIS LENTA É QUE COLOCA O RITMO NA VIAGEM. A não ser que abandonemos a idéia de viajar em grupo... Na nossa primeira parada, em Quimili, o Binho/Max/Rezek já nos alcançaram, quando estávamos saindo do posto. Logo no outro abastecimento em Roque Saenz Pena já estávamos andando juntos. O bom de sair cedo é que a viagem realmente rende muito mais! Almoçamos já em Resistência, em uma Parrilha muito boa, no trevo para Corrientes, e seguimos para Formosa e Assunção. Paramos para o último abastecimento em Clorinda, e para gastar os nossos pesos argentinos, que estavam sobrando! Eu ainda comprei lembranças em Catamarca, vinhos, azeites, etc... Mas ainda sobrou bastante. Troquei de volta os meus pesos por dólares, pois ainda tinha muito Guarani que tinha guardado na ida. Após uma espera de mais ou menos 1 hora e meia na aduana, seguimos direto para o hotel, o mesmo que tinha ficado na outra viagem que tinha ido em outubro/22 (Paramanta Lifestyle Hotel), que fica bem localizado, bem em frente a uma galeria com um ótimo restaurante, que dá pra ir à pé. Tomamos um vinho no hotel, e fomos pra lá, jantamos todos juntos, uma ótima carne paraguaia (Pobre Juan), na nossa última noite da viagem.


Dia 11, 09 de abril, Asunción/PY a Campo Grande/MS - 771 km:

Acordamos as 6 e pouco da manhã, arrumamos as motos, tomamos o café e saímos. As ruas bem tranquilas, domingo cedo, não tinha movimento algum. Fomos direto até aquele posto Boi na Brasa do brasileiro, e abastecemos por lá, eu olhando o meu pneu, pra ver se aguentava até o final da viagem... Emoção! Chegamos na aduana de Pedro Juan Caballero já mais de 13 horas, paramos para dar a saída do Paraguai, abastecemos, e o Binho e o Max resolveram seguir direto para casa, sem almoço. Eu, Rezek e o Guy fomos na Casa China almoçar, e logo depois seguimos viagem pra acabar de chegar em casa. Perto de Vista Alegre, o Guy resolveu ir na fazenda dele, nos despedimos ali, e seguimos eu e o Brima pra chegar em casa. Ali vi que o pneu ia aguentar chegar em casa tranquilo, e tocamos bem legal até Campo Grande, aonde chegamos no final da tarde, quase 17 horas. Fomos direto no posto Tereré, abastecemos, e fomos para as nossas casas e famílias! Viagem encerrada, apenas esperando os amigos Nerso e Mano chegarem no outro dia, por Foz do Iguaçú, o que aconteceu de boa, chegaram todos sãos e salvos!

Mais uma viagem de moto realizada e finalizada com sucesso total! Esta viagem, comemorou os 10 anos da primeira viagem para a região de Catamarca, chamada CATAMARCA E PASOS ANDINOS, que fizemos em 2013, e que foi quando conhecemos os amigos Amado e Amin, através do nosso saudoso Marco Tulio Garcia - amigo que já se foi dessa vida terrena - e que até hoje dá bons frutos, não só pelas amizades que fizemos por lá, mas pelo grupo que foi criado, que depois chamei de BORA BORA INTERNACIONAL, que é um grupo de viagens de moto, com foco em grandes aventuras de Big Trail, inclusive Off-Road.

Creio que as prioridades dessa nossa curta viagem desta vida terrena, sejam a nossa própria saúde (física, psicológica e espiritual), a nossa família, e os amigos que fazemos durante essa trip. Os amigos! São tantos, cada um a seu jeito, a sua maneira, até porque para tudo há uma explicação nessa vida, cada comportamento, cada jeito de ser, cada personalidade. Por isso, viajar de moto em grupos maiores que 3 a 4 pessoas, é uma verdadeira aula de psicologia e comportamento humano, aonde todos tem que ter muita paciência e compreensão, para entender o seu parceiro, seja de quarto, de tocada, da viagem em si. Se a idéia e pensamento de grupo coeso acabar, o grupo se desfaz e as vezes até as amizades tbm... Por isso não é nada fácil!

Talvez essa seja a minha última trip com grupos grandes, até porque tenho andado bem menos de moto, minha média caiu pra menos da metade do que andava antes. Como eu disse, as minhas prioridades mudaram também... Mas sempre é gratificante e gostoso retornar de uma viagem dessa magnitude, sabendo que, de alguma forma, eu contribui para o crescimento e conhecimento de vários amigos, indo para lugares espetaculares, que nunca tinham ido, e puderam conhecer um pouquinho mais desse nosso mundo tão vasto e grande.

Eu só tenho a agradecer a todos! Obrigado Binho, Max, Guy, Rezek, Mano e Capitinga por me aturarem e participarem de mais esse sonho realizado! Um grande abraço a todos! Sem vocês a viagem não seria a mesma!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Faça aqui o seu comentário!

Quem sou eu

Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil
51 anos, casado, zootecnista, empresário, carnívoro convicto e motociclista.